• Redobrem os cuidados nos próximos dias na BR-101 Sul/SC

Redobrem os cuidados nos próximos dias na BR-101 Sul/SC

29 Mai, 2017 15:08:13 - BR-101

Tubarão (SC)

O DNIT/SC alerta os motociclistas que redobrem os cuidados ao trafegar pela BR-101 Sul catarinense, entre a manhã desta terça-feira (30) até o início da tarde de quinta-feira (1º/09). Nesse período há previsão de tempo estável com chuva forte. Como os veículos são menores e o condutor está exposto ao clima durante a viagem, os motociclistas devem adotar medidas de segurança para si e para o passageiro.

É preciso manter os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar o veículo. Mantenha distância do veículo da frente dependendo da velocidade, 15 a 20 metros é uma distância segura. Cuide também da segurança dos pedestres, em movimentação nos locais de travessias, como escolas, comércios, centros religiosos e aglomerados urbanos. Nas vias laterais, a velocidade limite é de 50 km/h para todos os tipos de veículos.

Assim como o cinto de segurança nos veículos, o capacete é o principal equipamento de proteção individual para os condutores de motocicleta. Durante a condução, a viseira deve permanecer fechada. Na utilização de capacetes que não possuem viseira, é obrigatório o uso de óculos fixados ao capacete para proteção dos olhos. Outro item de segurança importante no capacete é a faixa refletiva, para que o condutor seja visto à distância durante a noite.


A visão do motociclista diminui muito ao pilotar em dias chuvosos, pois o capacete usado para proteger passa a oferecer uma visão distorcida da rodovia. Levantar a viseira nem sempre é a solução, pois diante de uma chuva torrencial a velocidade da água em contato com os olhos atrapalha na condução. O correto é procurar abrigo em local seguro e fora do acostamento, como nos postos de combustíveis, entrepostos comerciais ou nos postos da PRF em Paulo Lopes, Tubarão e Araranguá.

Além do capacete, o uso de luvas é importante para o motociclista, pois evita que as mãos escorreguem das manoplas. Em dias de tempo chuvoso, as luvas mantêm as mãos dos motociclistas aquecidas, além de evitar que pequenas batidas causem arranhões. Assim como as luvas protegem as mãos, os calcados fechados protegem os pés dos motociclistas. Eles garantem maior firmeza para o condutor ao acionar os comandos, além de proteger contra escorregões, batidas ou arranhões de pequena intensidade. Os motociclistas podem contar ainda com os macacões impermeáveis como um dos equipamentos de proteção.

Assim como os carros, caminhões e ônibus, os motociclistas devem obedecer à sinalização vertical e horizontal definitiva instalada nos bordos da rodovia, respeitando os limites de velocidade fixados. Nos desvios de Tubarão e Laguna é proibida a manobra de ultrapassagem, respeitando os locais de travessia para pedestres. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE