• Certificação permite que escolas tenham acesso a ferramentas que ajudam na integração da tecnologia na sala de aula

Rede Marista de Colégios recebe certificação Microsoft Schools

16 Abr, 2018 15:24:02 - Educação

Criciúma (SC)

Imagine uma aula de inglês com vídeo conferência entre estudantes do Brasil e dos EUA, ou uma aula de redação com um caderno digital onde todas as informações ficam armazenadas de forma segura e organizada. Para tornar essas e outras propostas realidade, a Rede Marista de Colégios (RMC) está implantando em suas unidades a certificação da Microsoft Schools, que tem o objetivo de formar escolas para o uso qualificado de tecnologias, aperfeiçoando e aprimorando o ensino e a aprendizagem.

Os Colégios Marista Criciúma (SC) e Marista Champagnat de Ribeirão Preto (SP) já fazem parte do programa Microsoft Schools, e este ano recebem o selo de certificação Microsoft  Showcase Schools. As Microsoft Showcase Schools são comunidades globais de escolas que focam na aprendizagem personalizada para seus alunos, com as tecnologias atuais, como Office 365 para Educação, Office Mix, OneNote, Skype, Minecraft, entre outros.

Ao receber a certificação, os Colégios Maristas passam a integrar um grupo seleto de escolas nacionais e internacionais que investem ainda mais em projetos que visam a transformação digital. “As abordagens de aprendizagem personalizadas da RMC são destacadas e as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática são fortes diferenciais no currículo. A Rede está seguindo o caminho que acreditamos ser necessário para transformar a educação”, analisa o diretor de educação da Microsoft Brasil, Antonio Moraes.

Um dos exemplos é a utilização do Minecraft, em que os alunos criam ambientes virtuais com cálculos matemáticos, como porcentagem, profundidade e medidas, sempre com aulas direcionadas e monitoradas pelos professores.

De acordo com a gerência da RMC, o objetivo é que todos os Colégios da Rede estejam com a certificação Microsoft Showcase Schools até 2020. “Acreditamos que a incorporação dos recursos da Microsoft dentro e fora das salas de aula é essencial para contribuir no desenvolvimento de competências importantes e necessárias.  Oferecemos ainda mais ferramentas para que nossa comunidade educacional aprimore o que já faz tão bem com inventividade, colaboração, responsabilidade social, consciência coletiva e principalmente segurança. A certificação Showcase School é um reconhecimento a este movimento e as boas práticas adotadas nos colégios”, analisa a coordenadora de tecnologias educacionais da RMC, Caroline Serqueira.

Além de incorporar as tecnologias e metodologias existentes, os próximos passos são ampliar e oferecer ainda mais interatividade e inovação nas salas de aula. “A Microsoft possui times dedicados a pensar em soluções que visam impactar diretamente a prática dos educadores, proporcionando a criação de um ambiente de inovação na aprendizagem”, finaliza Moraes.

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança