• Rede de Vizinhos é avaliada positivamente em Araranguá

Rede de Vizinhos é avaliada positivamente em Araranguá

07 Jul, 2017 10:53:24 - Segurança

Araranguá (SC)

Na manhã de quarta, 04, o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Diego Schwartz, o 1º sargento Márcio Giani Rosa de Matos e o morador da Rua Maestro Serafim Silva, Alceu André Hubbee Pacheco estiveram na Rádio Araranguá e na Rádio Band FM, onde participaram de uma entrevista dando informações sobre a parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a comunidade, a Rede de Vizinhos.

Na ocasião foram explanados casos específicos das ruas e sobre os resultados positivos, dentre eles, o sentimento de união entre os moradores, a sensação de segurança e o sentimento de verdadeira proteção.

Outras entrevistas deverão ocorrer nas rádios da cidade de Araranguá nas próximas semanas, inclusive com a participação de moradores das ruas que já fazem parte do projeto.

Sobre o tema, o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, o capitão Diego Schwartz, declarou: “Rede de Vizinhos é uma ideia moderna que vem dando certo em todos os lugares onde já foi implantada. O nosso objetivo é formar a maior quantidade de parcerias possíveis com a população. Os interessados podem nos procurar na 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá.”

Por sua vez, o morador da 1ª rua em que foi implantado o projeto na cidade das avenidas, Alceu André Hubbee Pacheco, ressaltou: “Rede de Vizinhos se constitui em eficiente e eficaz parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a comunidade, para que sejam decididas e executadas medidas preventivas de segurança pública, que é, atualmente, uma das prioridades da população brasileira. Com a implantação da Rede, de imediato, promove-se integração entre vizinhos de uma mesma rua, que, antes, pouco se encontravam ou nem se conheciam. O objetivo precípuo do programa é aprender, com os militares, a agir coletivamente em prol da segurança de todos. Para implantar a Rede, basta que um grupo de vizinhos se mobilize em torno do assunto, e procure a Polícia Militar, que avaliará a situação e dará início às atividades. Além da vontade dos moradores da rua, os instrumentos básicos de execução do programa são a formação de um grupo de whatsapp, em que se tratará de assuntos específicos da segurança da rua, e a instalação de placas identificativas da Rede, que é um programa oficial da Polícia Militar. Alternativamente, podem ser providenciadas a melhoria da iluminação pública e a instalação de câmeras. Os resultados são imediatos e definitivos: a sensação de segurança é muito forte, e dá tranquilidade a todos, inclusive com apoio ostensivo da Polícia Militar. A Rede, ainda, pode ser o ponto de partida de outras e diversas ideias e projetos coletivos dos moradores da rua. Sugere-se não esperar por alguma ocorrência violenta com algum morador para aderir ao programa.

Alerta: o maior desafio é manter os participantes motivados e interessados em tornar a Rede de Vizinhos uma parte obrigatória do seu cotidiano.”

ENTENDA COMO FUNCIONA:

Onde Surgiu?

As origens do projeto remontam o final da década de 1960, como resposta a um crime hediondo praticado contra uma jovem no Queens, Nova York.

As pessoas ficaram indignadas depois de relatos de que uma dezena de testemunhas não fizeram nada para salvá-la ou para apreender seu assassino

Formaram-se, então, grupos locais para vigiar seus bairros e para cuidar de qualquer atividade suspeita em suas áreas. Nascia ali uma rede de vizinhos que levou o nome de "neighborhoodwatches".

Pouco tempo depois, devido às melhorias alcançadas na segurança pelas ações dos vizinhos a Associação Nacional dos Xerifes,iniciou um esforço concentrado em 1972 para revitalizar o esforço do "neighborhoodwatches" em todo o país.

Qual é a ideia?

A Rede de Vizinhos PMSC serve como ferramenta de organização social para construir soluções crônicas de ordem pública de determinada localidade. As atividades da REDE não devem ser resumidas à comunicação de um problema. A REDE de Vizinhos PMSC é mais que o relato de um fato ou de uma ocorrência. É cooperação, parceria, engajamento social e interação entre vizinhos.

Como Funciona?

No processo de instalação do projeto todos os participantes são cadastrados e submetidos a um Questionário de Investigação Social para restringir a entrada de pessoas de má índole no grupo.

As primeiras reuniões além de estabelecer diretrizes de ações entre os vizinhos e a PMSC, também servem como treinamento, capacitando os vizinhos a identificar as fases de um crime, as principais ações de um criminoso, o uso da arquitetura contra o crime e diversas outras dicas de segurança.

Todas as casas devem ser identificas com a placa do projeto.Os veículos dos participantes também podem ser identificados, contudo não é obrigatório.

Após as primeiras reuniões e a identificação das casas, realiza-se a solenidade de lançamento do projeto, passando então a rua a receber rondas programadas. Para completar o ciclo de avaliação e controle, é feito um acompanhamento estatístico do crime e das violências na localidade e realizadas reuniões periódicas de avaliação juntos aos vizinhos participantes.

O que precisa fazer para participar?

a.      Mobilize seus vizinhos.
b.     Com a vizinhança mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar da cidade.
c.      O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos para a localidade.

Quais as vantagens?

a.      Redução de crime;
b.     Melhoria da qualidade de vida;
c.      Ampliação do senso de segurança, responsabilidade e controle pessoal;
d.     Preparação da comunidade para ajudar os outros;
e.      Reforço da lei por meio de voluntários de suporte;
f.       Ampliação da fiscalização dos espaços, transformando os residentes em “olhos e ouvidos da polícia”;
g.      Melhoria na relação  polícia  comunidade.

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança