• Ramiro Cardoso: empreendedores se unem pelo desenvolvimento de Içara

Ramiro Cardoso: empreendedores se unem pelo desenvolvimento de Içara

14 Jun, 2021 20:19:35 - Geral

Içara (SC)

A Associação Empresarial de Içara foi criada para unir pessoas e empresas com o propósito de crescer e também irradiar esse movimento para que a cidade seja igualmente próspera para viver e empreender. Essa motivação de lideranças de diferentes segmentos empresariais culminou em uma importante página da história içarense em 3 de agosto de 1996. Além da Lili Indústria Alimentícia, Ramiro Cardoso assumiu naquela época a responsabilidade de liderar os dois primeiros anos de gestão da mais nova entidade, a Acii. E, com resultados já consolidados, mas também novos desafios, retornou ao cargo quase 20 anos depois, de 2017 a 2019.

“O associativismo é importante para instruir e desenvolver os proprietários e seus colaboradores ao bem-estar e melhor desenvolvimento da região”, enaltece o primeiro presidente, um dos fundadores da entidade. Conforme Ramiro, o primeiro mandato foi dedicado a estruturar toda a parte documental, até então, da Associação Comercial e Industrial de Içara. E junto com ele havia um time de peso com representantes de diferentes segmentos de destaque da economia local empenhados em também fomentar a união empresarial.

A fundação da ACII teve a contribuição de Waldemar Casagrande e Claiton Santos Costa como vices-presidentes, Agenor Brunel como secretário e Edmilson Zanatta de tesoureiro. No Conselho de Administração faziam parte Aldo Vanio De Souza, Carlos Alberto Pavei, Helio Antoni Valentim, Jaime Antonio Zanatta, Marcio Cachoeira Alberton, Nereu Casagrande, Tarcisio Marangoni, Vanderlei Jorge De Lucca e Zefiro Giassi. Já no Conselho Fiscal, estavam presentes Joaquim José Monteiro, Joi Luiz Daniel e Plinio Goulart com os suplentes Ana Simonette Fuchter Junkes, Jair José Pizzetti e Valmor Demos.

Na segunda vez em que presidiu a associação, por vez, Ramiro indica que o foco foi o desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender as necessidades dos associados. Entre os resultados da 11ª gestão da Acii está a certificação digital. Até então, muitos empreendedores se deslocavam para fora da cidade. Com a transformação da associação içarense em uma autoridade de registro, todo o processo pôde ser feito na entidade, no Edifício Talismã Trade Center, no Centro de Içara, onde segue em atendimento. Também foram criados eventos temáticos para a promoção do networking e o compartilhamento do conhecimento, o principal deles foi o Seminário de Empreendedorismo e Inovação (SEI).

A criação do conceito de Casa do Empresário e também da ampliação das atividades ocorreu junto com Adriana Mara De Oliveira na atribuição de vice-presidente, Adílio Fernandes Filho de 1º secretário e Edson Da Rosa Cardoso como 2º secretário. A diretoria tinha ainda o reforço dos vices-presidentes Jerri Eduardo Joaquim (administrativo), Julio Cesar Crescencio (financeiro), Rodolfo Back Loch (jurídico), Tatiana Pavei Da Silva (núcleos), Luciana Lima De Oliveira (soluções empresariais), Adelina Ferreira Michels (indústria, comércio e serviço), Tiago De Faveri Giusti (capacitações) e Claudio Zanatta (relações internas e institucionais).

A história da ACII na 11ª gestão foi moldada também pelo associativismo de Reginaldo Borges Fernandes, Sidnei Castagneti e Valmor Da Silva no Conselho Fiscal com os suplentes Caio Cesar Rodrigues Binotti, Edemar de Oliveira e Willian Biff Brigido de suplentes, além do apoio do Conselheiro Superior da instituição formado por Adalberto Pizetti, Agenor Castagna, Aldo Wagner Fernandes, Antonio Zanette, Custódio Abílio Da Silva, Edilson Zanatta, Joi Luiz Daniel, Marcelo Giassi e Sergio Baschirotto com a presidência de Filipe Silveira Pavei.

“É uma grande satisfação contribuir com a sociedade içarense e com o desenvolvimento das empresas que fazem parte do movimento associativista. Quando iniciamos, éramos dependentes de outras entidades. Hoje somos fortes regionalmente e entusiastas dessa grande família que é a Facisc. Eu vejo a Acii como um espaço importante de informações para quem deseja empreender na cidade e acredito no potencial da entidade para desenvolver cada vez mais talentos, além de organizar e estruturar ainda mais os segmentos empresariais”, pontua Ramiro.

ACII – 25 anos

O resgate das gestões da Associação Empresarial de Içara faz parte das atividades preparadas pela entidade para homenagear todos os empreendedores que fizeram parte. Além do conteúdo registrado a partir do relato dos ex-presidentes, a Acii também lançou um selo comemorativo. É um símbolo que faz parte da transformação vivenciada até agora em conjunto com cada associado e que será utilizado em novas ações para relembrar as transformações da entidade e da cidade, além de inspirar novos sonhos para os empreendedores que vão escrever as próximas páginas dessa história.

INOOVA COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança