Raimundo Colombo avalia situação de Santa Catarina

24 Out, 2016 08:23:33 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, está prestando auxílio a milhares de catarinenses que foram afetados por fortes temporais registrados em várias regiões. As ações emergenciais e o sistema de prevenção de desastres naturais em Santa Catarina foram o principal assunto do programa Com a Palavra, o Governador dessa semana. A visita de engenheiros de todo o país às obras de restauração da ponte Hercílio Luz também foi tema da entrevista.

Os temporais que atingiram o Estado causaram quatro mortes e destruição. Os municípios de Tubarão, no Sul, e Fraiburgo, no Meio-Oeste, estão entre os mais prejudicados. O governador Raimundo Colombo esteve nas duas cidades para avaliar os danos e garantir que os recursos cheguem à população o mais rápido possível durante o trabalho de reconstrução.

“Foi uma semana muito dura para os catarinenses, mas nossas equipes estavam preparadas e prontas para atenderem imediatamente. Num primeiro momento, a gente leva toda a assistência humanitária mesmo e, depois, é preciso garantir o apoio financeiro para que as prefeituras possam desenvolver as ações de reconstrução e as pessoas possam retomar a condição de vida normal”, disse o governador, ao lamentar os óbitos em decorrência dos temporais no estado.

Segundo o governador, o sistema de prevenção a desastres naturais que está em curso no estado terá um papel fundamental tanto para detectar com antecedência fenômenos naturais de maior intensidade quanto para emitir alertas à população. Colombo destaca a aquisição de radares – o de Lontras já está operando, o de Chapecó começando a ser instalado, e um outro, na fase de contratação, será adquirido para o Sul do estado - a construção de um centro de monitoramento e alertas e a sobre-elevação de barragens para a prevenção de enchentes.

“É um investimento pesado, de quase R$ 1 bilhão em parceria com o Governo Federal e que vai permitir que Santa Catarina tenha, já a partir do ano que vem, um dos mais modernos centros de acompanhamento de situações climáticas adversas. Com isso tudo pronto, o trabalho de prevenção junto à comunidade também torna-se mais eficiente”, completa Colombo.

A visita de técnicos e engenheiros de todo o país à ponte Hercílio Luz foi o assunto que encerrou a entrevista dessa semana. O programa Com a Palavra, o Governador está disponível no Youtube e noVimeo. A versão, apenas em áudio, pode ser acessada na Rádio Secom.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE