• Quinta captação de órgãos é realizada no Hospital São José

Quinta captação de órgãos é realizada no Hospital São José

27 Jun, 2017 13:59:38 - Geral

Criciúma (SC)

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital São José, promoveu a captação de rins, fígado, pâncreas e globos oculares, de um homem de 43 anos, morador da cidade de Sangão-SC.

J.F.S, estava hospitalizado devido a uma  hemorragia subaracnóidea, e teve morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários.

Esposa e filhos receberam as informações sobre a importância do ato e autorizaram a doação dos órgãos.

O procedimento foi realizado pelo médico Andrew Massutti ( CRM16543/RQE-12397), e

gerenciado pelas enfermeiras da CIHDOTT, Jaqueline Martins e Francielle Kreutz.

Em 2016 o HSJosé registrou 35 protocolos, porém 14 captações foram realizadas. Em 2017 já foram abertos 14 protocolos e até o momento cinco captações efetivadas.    

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. De 2010 a 2016 o crescimento de doadores em potencial aumentou 103%, número este, bastante significativo, porém o problema maior esta na recusa familiar.

Em dezembro do ano passado na fila de espera, haviam 41.042 pessoas aguardando por um transplante, sendo a maior parte delas (24.914) para rim.

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São José, possuí uma equipe altamente qualificada, que se coloca à disposição diariamente para esclarecer dúvidas sobre o procedimento de doação de órgãos.

Lembre-se, doar órgãos pode salvar vidas, avise sua família sobre sua intenção!            

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE