• Projetos foram aprovados em Plenário nesta quarta-feira, 27.

"Queremos o fim dos apagões", afirma Dresch ao votar pela provação do projeto de financiamento de R$ 1,1 bi à Celesc

28 Set, 2017 09:54:46 - Política

Santa Catarina

Os deputado estaduais aprovaram em plenário os projetos de lei 212/2017 e 213/2017, que autorizam o governo do Estado a oferecer contragarantias em  operações de crédito a serem firmadas pela  Celesc junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a  Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os financiamentos totalizam 345 milhões de dólares, cerca de  R$ 1,1 bilhão. Os recursos serão investidos em um programa de infraestrutura energética.

O líder do PT, deputado Dirceu Dresch, fez ampla defesa da matéria, destacando que o plano de investimentos inclui modernização da rede de distribuição da energia elétrica no meio rural e destacou a mobilização dos trabalhadores da Celesc pela aprovação da proposta.

"Apoiamos esse projeto porque queremos uma solução para os apagões de energia no interior. É um projeto em prol da Celesc pública e participação dos  trabalhadores mostra isso. Esse investimento é importante para adequar as metas da Celesc e prepará-la para a renovação da concessão por parte Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e garantir que a empresa garanta estrutura que suporte o desenvolvimento do Estado em todas as regiões. O plano de investimentos contempla a construção de subestações, linhas de transmissão e a reestruturação da rede elétrica no meio rural, que necessita da substituição da rede monofásica pela trifásica."

O deputado também destacou as condições do empréstimo que a Celesc vai contrair "É o melhor entre todos os financiamentos que o Estado vai contrair. Juros de 3% ao ano, prazo de carência longo e  25 anos para pagar.  Para comparação,  empréstimo que o governo está buscando para executar o Fudam vai cobrar juros de 14%.  Além disso a Celesc tem capacidade financeira para honrar o compromisso.

O projeto será enviado agora para sanção do governador Raimundo Colombo.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE