• Queijo Serrano está mais perto de obter a Indicação Geográfica

Queijo Serrano está mais perto de obter a Indicação Geográfica

02 Ago, 2017 14:10:08 - Economia

Lages (SC)

O processo para obtenção da Indicação Geográfica (IG) do Queijo Artesanal Serrano (QAS) entra em sua fase final nesta semana. Na sexta-feira, 4, haverá em Lages o Seminário de Indicação Geográfica, quando será entregue ao Instituto Nacional de da Propriedade Industrial (INPI) o dossiê que reúne toda a documentação, que vai embasar a avaliação da instituição sobre concessão ou não da Indicação. O evento ocorre no Orion Parque Tecnológico, a partir das 14h30.

A Indicação Geográfica é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das características ambientais locais e outros fatores. O champanhe é um exemplo clássico de IG. No caso do QAS, produtores e suas associações definiram por solicitar uma IG na modalidade de Denominação de Origem (DO). Caso seja concedida pelo INPI, essa será a primeira certificação desta natureza para queijos do Brasil.

A entrega do dossiê aos representantes da INPI será feita pela Federação das Associações de Produtores de Queijo Artesanal Serrano de SC e RS (Faproqas), que é a instituição que demandou a obtenção da certificação. Todo o processo de solicitação da IG foi coordenado pela Epagri - através de sua Gerência Regional e Estação Experimental de Lages - e Emater Rio Grande do Sul. Participaram também produtores e suas entidades representativas, além de diversas instituições. O trabalho teve apoio financeiro e técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A região geográfica delimitada como produtora do QAS, denominada Campos de Cima da Serra, compreende 18 municípios da Serra Catarinense e 16 da região nordeste de altitude do RS, totalizando 34 mil quilômetros quadrados. São aproximadamente 3,5 mil pecuaristas familiares que produzem o queijo, utilizando somente leite da propriedade. Ele faz parte da tradição, da alimentação e da renda das famílias da região desde 1.700. É um pedaço da história que reúne características únicas, como o saber fazer que cruzou o Atlântico com os portugueses e que vem sendo transmitido de geração a geração por mais de dois séculos. Além disso, é produzido num território com características de solo e de clima que são únicas no Brasil, caracterizando-se como um produto terroir, sem possibilidades de ser produzido da mesma forma em outras regiões.

“O QAS é a principal fonte de renda para milhares de agricultores locais. Mas produtores de outras regiões do Sul do Brasil, que não reúnem as características necessárias, têm denominando o seu produto com queijo serrano”, explica Ulisses de Arruda Córdova, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, justificando a necessidade de fortalecer a identidade do queijo que sai dos Campos de Cima da Serra.  

A Faproqas saiu em busca da IG com objetivos claros, entre eles aumentar o valor agregado ao produto. Eles esperam que a concessão da Indicação também estimule investimentos na área de produção, com valorização das propriedades, apoio ao turismo, elevação do padrão tecnológico e oferta de emprego. Criar vínculo de confiança com o consumidor, aumentar a competitividade no mercado e evitar a concorrência desleal também são metas a serem alcançadas com a certificação.

Além destas e de outras vantagens técnicas e econômicas, a concessão da IG do queijo artesanal serrano vai dar uma contribuição inédita para a preservação de valores culturais e históricos dos moradores dos Campos de Cima da Serra.

Serviço

O que: Seminário de Indicação Geográfica (IG) e entrega do dossiê final para solicitação da Indicação Geográfica do Queijo Artesanal Serrano;

Quando: sexta-feira, 4 de agosto, a partir das 14h30;

Onde: Orion Parque Tecnológico ;

Informações e entrevistas: Ulisses de Arruda Córdova, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages: 49 99142580 / Andréia de Fátima de Meira Batista F. Schlickmann, extensionista da Epagri em Lages: (49) 32896426.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança