• Quatro dicas para seu negócio decolar em 2018

Quatro dicas para seu negócio decolar em 2018

12 Dez, 2017 14:05:02 - Artigo

Todo final de ano é comum as pessoas realizarem uma avaliação do período que passou e traçarem objetivos para o ano seguinte. Por que não adotar esse hábito no contexto empresarial? Perceber quais iniciativas não trouxeram os resultados esperados, mudar rumos e criar novas sistemáticas de produção e gestão se tornam ainda mais importantes em um cenário que aponta que a crise ficou para traz e que 2018 será de retomada econômica, mesmo que ainda tímida. Estudos do Sebrae indicam que o planejamento ineficiente está entre as principais causas de mortalidade precoce das empresas no país. A seguir, enumero quatro ações para potencializar resultados de pequenos e médios negócios.

1) Faça uma análise criteriosa de 2017, avaliando o que deu certo e errado: aceitação e venda do mix de produtos, formas de cobrança e inadimplência, processos, resultados da equipe e das campanhas realizadas. Isso permite visualizar quais pontos precisam ser melhorados e quais iniciativas devem ser adotadas.

2) Elabore uma projeção para o seu nicho de mercado. Não se trata de um exercício de futurologia, mas sim de tentar enxergar quais serão as dificuldades que estão por vir, antecipando-se a elas e buscando maneiras de driblar essas situações. E, por outro lado, o que haverá de bom, para que também possa montar estratégias “matadoras”. Bons sites de consultoria econômica já estão delineando o que esperar para 2018 em diferentes segmentos produtivos.

3) Monte um planejamento detalhado, com metas e objetivos. Com o resultado do item anterior nas mãos, é possível saber aonde quer chegar e como alcançar isso. Além de questões básicas como orçamento, faturamento, vendas, despesas operacionais e investimentos, inclua pontos como estruturação e capacitação da equipe e aumento de desempenho dos fornecedores, que são essenciais para o sucesso de um negócio.

4) Invista em uma estratégia de marketing e divulgação. Independentemente do tamanho do negócio, não há como fugir disso. Pesquise ferramentas e estratégias específicas para o seu cliente e crie ações focadas em resultado. Também é possível acessar conteúdos e assessoria gratuita de entidades como Sebrae e associações empresariais ou, ainda, de empresas que realizam esse trabalho de forma customizada e preços acessíveis. 

Ernando Fagundes
Coordenador do curso de Processos Gerencias da Fatenp, administrador, contador e mestrando em Contabilidade

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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