• Quarta-feira começa com nevoeiros em Santa Catarina, mas sol deve aparecer no decorrer do dia

Quarta-feira começa com nevoeiros em Santa Catarina, mas sol deve aparecer no decorrer do dia

29 Jun, 2016 00:00:00 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Os últimos dias têm sido de variação nas temperaturas em Santa Catarina, mais frio nos períodos da noite e elevação durante o dia. Além dessa condição, os dias estão sendo marcados por nevoeiros durante a noite, madrugada e nas primeiras horas da manhã, que vão se dissipando e dão lugar ao sol em todas as regiões. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, o tempo nesta quarta-feira segue estável. O vento sopra de nordeste. 

De quinta-feira a sábado a previsão segue com a condição de nevoeiros nas primeiras horas da manhã e no período da noite com sol e algumas nuvens durante o dia em todas as regiões de Santa Catarina. A temperatura estará elevada para a época do ano. O vento sopra denordeste a noroeste, fraco a moderado.

Nevoeiros

A condição atmosférica é extremamente favorável para a ocorrência de nevoeiros entre a noite e amanhecer nas áreas de vales e planícies de Santa Catarina.visibilidade horizontal fica reduzida (menos de 1 km), dificultando o tráfego em rodovias e atividades portuárias e aéreas.

O predomínio de pouca nebulosidade contribui para que a superfície da terra perca calor rapidamente durante a noite, ficando bem resfriada na madrugada. Na ausência de ventos, o ar úmido (vapor d’água) próximo ao solo, em contato com essa superfície resfriada, condensa, formando pequenas gotículas de água que originam o nevoeiro. 

Com o aquecimento solar, os nevoeiros se dissipam, em geral até o final da manhã, e o sol predomina durante o dia. 

Recomendações da Defesa Civil

Para evitar acidentes de trânsito diminua a velocidade e redobre a atenção. Você deve imediatamente acender a luz baixa dos faróis (e os faróis de milha se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, em nevoeiro, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta. Atenção a navegação na costa devido a restrição de visibilidade. (GEMAL - Gerência de Monitoramento e Alerta).

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE