• Quando chega o dia da prova

Quando chega o dia da prova

08 Nov, 2018 09:03:58 - Artigo

Para os vestibulandos que estão se preparando para ingressar em uma universidade, a partir do mês de novembro “o bicho pega”. Afinal, nesse mês é dada a largada para muitos vestibulares de final de ano, dentre eles, o Enem - que acontece em dois domingos seguidos.

A semana que antecede as provas é um momento importante para pensar que o resultado será fruto do que foi investido no decorrer do ano todo e por isso não adianta sair correndo atrás do prejuízo na última semana. 

Para os que se prepararam, o foco é manter a mente tranquila e para isso é preciso ter um planejamento de trabalho para a semana. Esse planejamento precisa estar equilibrado como a vida deve ser, ou seja, ter atividades de lazer ou físicas e revisionais focados em alguns conteúdos mais específicos que sempre caem nessa prova. Ao fazer boas escolhas de alguns conteúdos, o estudante aumenta a possibilidade de acertar questões mais complexas que no enem valem mais. A proposta não é inserir muitos conteúdos não aprendidos e sim alguns que já estejam entendidos mas ainda precisam ser qualificados.

O ideal é estudar de modo ativo, ou seja, realizando questões. Não que o modo passivo (leitura e aulas) deva ser descartado, mas quanto mais alerta ficar a mente, menos ela pensa em coisas desnecessárias nesse período em que as energias devem ser todas voltadas para a realização da prova.

Quando as preocupações forem muito intensas e o medo do insucesso tomar conta do estudante, a dica é ele pensar e escrever três coisas  que realizou durante a preparação e que o fazem merecedor da aprovação. Assim, elabora-se uma frase na qual repetirá diariamente para si mesmo sobre o quanto é merecedor do sucesso porque trabalhou para isso. A sua aprovação depende, sim, da disciplina e dedicação que se teve nos estudos, mas depende muito também do que se acredita sobre si mesmo.

Ingrid Martins
Master coach, Mestre em Educação
Professora e especialista em coaching de Vestibular e carreira

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE