• Qualificação pautam Encontro Estadual de Vereadores

Qualificação pautam Encontro Estadual de Vereadores

15 Mar, 2017 16:09:51 - Política

Florianópolis (SC)

O Encontro Estadual de Vereadores reúne 420 legisladores de todas as regiões catarinenses entre os dias 15 e 17 de março, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. O evento, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), tem como objetivo qualificar os parlamentares para garantir melhorias na gestão pública.

A solenidade de abertura do encontro foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), com a presença do presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), além de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), do Ministério Público (MP-SC), do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi).

Dreveck destacou a contribuição da Uvesc ao estado ao qualificar os vereadores para o exercício do mandato parlamentar. “A Uvesc tem esse compromisso, principalmente na preparação e no aperfeiçoamento dos vereadores para que possam legislar, fiscalizar e representar a comunidade com mais qualidade”, disse o presidente do Parlamento catarinense.

O vice-governador enalteceu a iniciativa da entidade. “A função dos vereadores é vital para a qualidade de vida das pessoas. Espero que o evento sirva para melhorar ainda mais esse tipo de atendimento.”

Segundo o superintendente da Uvesc, Ilmar Dalla Costa, responsável pela organização do encontro, o foco do evento é o aprendizado. As palestras abordam questões de ordem administrativa e outras relacionadas ao exercício qualificado do mandato parlamentar. “A programação é voltada, especialmente, ao vereador recém-eleito. Temos essa obrigação como entidade representativa estadual, de proporcionar conhecimento e aperfeiçoamento sobre legislação, o papel fundamental do vereador no município. Isso tudo reverte em benefícios para a comunidade, o cidadão, o eleitor”, pontuou.

Posse da diretoria e homenagens

Na ocasião, a nova diretoria executiva da Uvesc eleita para o biênio 2017-2018 foi empossada. O vereador Valnir Camilo Scharnoski, de São Miguel do Oeste, transmitiu o cargo de conselheiro presidente da entidade ao vereador Adelar José Provenci, de Herval do Oeste.

Na abertura do encontro também foram homenageados os três vereadores com o maior número de mandatos consecutivos no estado: João Zanrosso Netto, de Romelândia (com 9 mandatos); Orvino Coelho de Ávila, de São José (com 10); e Nirdo Artur Luz, o "Pitanta", de Palhoça (com 10).

Prestigiaram o evento os deputados Altair Silva (PP), Dirceu Dresch (PT), José Nei Ascari (PSD), Mauro de Nadal (PMDB), Mauricio Eskudlark (PR), Manoel Mota (PMDB), Marcos Vieira (PSDB), Neodi Saretta (PT) e Rodrigo Minotto (PDT). 

Lançamento do Projeto Qualifica

O primeiro dia do Encontro Estadual de Vereadores também foi marcado pelo lançamento do portal do projeto “Qualifica - Mandato de Excelência” e de um livro sobre o assunto, de autoria do presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu.

O projeto Qualifica, inédito no Brasil, busca aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração. Além disso, contribui para a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais. “É um projeto que envolve uma série de parcerias, um trabalho conjunto que visa o bem-estar da sociedade. Queremos fazer com que Santa Catarina se transforme em um modelo para o país em administração pública, no Legislativo e no Executivo”, disse Abreu.

Lançado no ano passado, o programa apresenta três eixos – qualificação, boas práticas e excelência. As ações visam produzir e disseminar conhecimentos sobre instrumentos de gestão da administração pública. “Não existe democracia sem política. Portanto, temos que, além de resgatar a credibilidade da classe política, fazer com que possa ter a legitimidade conquistada nas urnas traduzida na prática, através do exercício da sua função, na boa gestão, no desenvolvimento dos projetos que atendam aos anseios da sociedade”, acrescentou o desembargador.

O eixo qualificação inclui a oferta de cursos presenciais e a distância nas áreas de gestão pública e de atividade parlamentar, voltados para a atuação ética, transparente e eficiente. Já o eixo boas práticas pretende reunir as melhores iniciativas de gestão pública no estado para promover uma troca de experiência entre municípios, fomentando novos projetos e fornecendo informações para gestores. O eixo excelência na gestão pública tem como finalidade implantar processos e ações com foco na melhoria da qualidade da gestão municipal e dos serviços públicos.

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/JONAS CAMPOS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança