• Qualidade e usos da água serão debatidos em oficina aberta

Qualidade e usos da água serão debatidos em oficina aberta

15 Abr, 2019 10:16:11 - Geral

Urussanga (SC)

A participação da sociedade é essencial para planejar a gestão da água, principalmente para o futuro. No Sul de Santa Catarina, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga contempla atividades participativas envolvendo usuários de água, Poder Público e população em geral. A próxima ação será na terça-feira, dia 16, a partir das 14 horas, no salão paroquial de Morro da Fumaça. Na oportunidade, uma oficina de capacitação irá abordar o enquadramento dos corpos d’água, que se refere a meta de qualidade a ser alcançada de acordo com os usos pretendidos.

A ideia é discutir propostas para a bacia do Rio Urussanga, os usos da água e requisitos de qualidade, considerando três aspectos: condição atual, anseios e limitações. Um especialista conduzirá a palestra apresentando o processo e as principais experiências no Brasil. Serão debatidos temas como áreas agrícolas, urbanas, de preservação, reservatórios, abastecimento doméstico, recreação, dessedentação de animais, irrigação, preservação da vida aquática, entre outros. "A participação dos atores sociais nas oficinas é fundamental para definir o futuro da água, seus usos e sua qualidade. Depois deste, o próximo encontro será no dia 30 de abril", enfatiza o coordenador geral do Plano, Celso Albuquerque.

A elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga é desenvolvida pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. A previsão de entrega do documento é novembro de 2019.

O cronograma de etapas e ações segue com a execução das etapas D e E. A primeira é relacionada ao prognóstico das demandas hídricas e consiste na projeção futura tanto de superficiais quanto de subterrâneos. Além disso estabelece a situação de equilíbrio entre oferta e demanda quantitativa e qualitativa de água. Já a etapa E se refere à elaboração final do Plano com definição de objetivos, metas e estratégias, e ações de curto, médio e longo prazo. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews