• Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida

    Evento ocorre até esta sexta-feira

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida

18 Out, 2016 16:30:28 - Educação

Criciúma (SC)

A partir da imagem de um prato tradicional da mesa brasileira, com arroz, feijão, salada e carne, a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Regina Maria Ferreira Lang, provoca uma reflexão: é saudável? Uma resposta automática seria sim, mas Regina passa a apresentar os agrotóxicos presentes naquela "inocente" refeição. O debate sobre a qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira e o papel da ciência neste contexto, foi o centro da palestra proferida pela professora na abertura da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/10) no Auditório Ruy Hülse. O evento com o tema "A Ciência alimentando o Brasil" segue até sexta-feira (21/10) com uma série de palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e workshops.

Para a professora Regina Maria Ferreira Lang, é preciso resgatar os sistemas produtivos sustentáveis para proporcionar uma alimentação mais saudável à população. "A agricultura que usa agrotóxico é chamada de convencional, mas temos milhões de anos de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos. Temos que recuperar isto", afirmou. Regina defendeu que a ciência deve reconhecer também os saberes, não apenas a tecnologia. Ela citou o impacto do uso de pesticidas na qualidade da alimentação. "Em média, cada pessoa consome por ano cinco quilos de agrotóxicos presentes nos alimentos", revelou. Regina afirmou que há estudos mostrando a presença destas substâncias no leite materno de agricultoras. Além do resgate da forma tradicional de plantio, a professora sustentou a necessidade de políticas públicas que garantam a produção neste modelo.

Semana de Ciência e Tecnologia

O tema "Ciência alimentando o Brasil" é apresentado de diversas formas na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. A Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, afirmou estar convencida de que educação, ciência e tecnologia contribuem para a redução da desigualdade social do país. "Cabe à Universidade promover uma ciência em favor da vida", comentou.

Para a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, a Semana de Ciência e Tecnologia coloca o conhecimento no mais alto patamar e transforma-se em um espaço de socialização dos saberes. Colocando o evento como resultado de todo investimento realizado pela Unesc em pesquisa e extensão, a Pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, acredita que a ciência "transforma a Universidade, transforma a comunidade e transforma o país".

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, Gisele Coelho, apontou o crescimento do evento como um indicativo da resposta da comunidade. Neste ano, foram 30% a mais de inscritos do que na edição do ano passado. “A partir do momento em que a comunidade passa a participar começa a aflorar todo o trabalho científico da Universidade”.

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), professora Ângela Back, lembrou também que o debate sobre conhecimento e ciência se reveste de urgência diante de tantas medidas provisórias e portarias e "não se esgota no ambiente acadêmico, deve ser estendido a toda comunidade".


TEXTO: ALFA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE