• Qualidade de ensino da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade de ensino da Unesc é reconhecida nacionalmente

10 Out, 2017 16:14:51 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

 

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

 

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

 

Conceitos maiores

 

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 – o conceito máximo é 5 para estes programas que possuem apenas o curso de Mestrado. Desse modo, estes 3 programas estão credenciados a submeterem à Capes propostas de cursos de doutorado para o ano que vem.

 

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

 

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança