• PSOL de Içara aciona MP contra aumento da COSIP

PSOL de Içara aciona MP contra aumento da COSIP

20 Dez, 2017 13:33:34 - Política

Içara (SC)

Abusivo e sem justificativa plausível, foram as palavras usadas pelo PSOL de Içara em representação encaminhada ao Ministério Público nesta quarta-feira, 20, contra o aumento de até 491,14% na taxa de Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP).

Segundo o texto, existe um superavit mensal na arrecadação da COSIP, isso é, o que o poder público investe para a manutenção da iluminação pública, é inferior a todo o montante arrecadado. Sendo assim, não se mostra necessário nem justificável qualquer aumento.

A representação que leva a assinatura do presidente do partido, Max Amaral, ainda acusa o governo municipal de enganar a população. Diz o texto, " (...) o chefe do executivo municipal, sustenta que tal aumento na COSIP, seria para dar suporte a um novo projeto de iluminação pública (..). Acontece que essa justificativa não é encontrada nem se quer em uma linha do Projeto. novamente, o Poder Público municipal, induz a população a erro, inclusive em uma reunião pública, que fez os munícipes acreditarem que tal aumento abusivo seria para sanar um problema de iluminação pública e modernizar o sistema, quando na verdade obtendo ou não êxido o projeto da nova iluminação pública, o aumento abusivo da COSIP irá vigorar do mesmo jeito".

"Nós somos a favor do projeto, precisamos modernizar a cidade e trazer mais segurança, mas não dessa forma que estão colocando, na calada da noite e sem discussão com o povo que terá seu orçamento afetado. Com esse projeto atual, mesmo se amanhã ou depois a ideia de uma nova iluminação pública não der certo, a população irá pagar pelo aumento mesmo assim", argumenta Max Amaral.

Essa já é a terceira representação que o PSOL faz contra a administração municipal, a primeira foi em 2015, quando o partido denunciou concessão de áreas públicas a empresa ligada ao prefeito Murialdo no bairro Vila Nova, a denuncia foi oficializada pelo Ministério Público, que pede na Justiça a condenação do prefeito.

Sobre o aumento da COSIP, o partido ainda estuda ingressar com uma ação civil pública.

Representação contra COSIP

TEXTOASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/MASO NYETTO/JI

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE