• PSE inicia no mês de março nas escolas de Urussanga

    Programa Saúde na Escola será desenvolvido nas instituições do município

PSE inicia no mês de março nas escolas de Urussanga

01 Mar, 2017 15:31:13 - Educação

Urussanga (SC)

Com o objetivo de promover a integração da saúde e educação em Urussanga, a partir de março começa a ser desenvolvido no município o Programa Saúde na Escola (PSE). De acordo com a diretora de saúde do município, Izolete Duarte Vieira Gastaldon, o PSE é um programa do Ministério da Saúde que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.  “O PSE se dá com a interação dessas equipes de saúde da atenção básica com as equipes de educação, diretoria de saúde e diretoria de educação do município em um trabalho de parceria no planejamento, execução e monitoramento de ações de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde dos educandos”, enaltece Izolete.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar, sendo que no município de Urussanga serão contemplados todos os alunos da rede municipal e estadual da educação infantil, creches e pré-escolas e educação fundamental.

Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Familia (NASF) de Urussanga, Ramon Feltrin, responsável pelo PSE no município, ações como antropometria, pesagem, reflexo vermelho, acuidade visual, situação vacinal, palestras e dinâmicas abordando temas sobre saúde bucal, álcool, drogas, tabaco, sexualidade, DST, AIDS, alimentação saudável e práticas corporais, serão realizados pelos profissionais. “Contaremos com psicólogos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, técnicos de enfermagem que compõem  o NASF e as EFS´S (Estratégia de Saúde da Família), juntamente com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais e estaduais de Urussanga, com objetivo de levar uma boa educação em saúde aos educandos do nosso município”, garante Ramon.

Ramon salienta que este trabalho de parceria entre saúde e educação, além de importante para a formação de todos os educandos do nosso município, gera informações que são repassadas através dos programas oficiais do Ministério da Saúde e também do Ministério da Educação. “Baseado nos dados colhidos, o governo federal pode criar estratégias que visam cada vez mais melhorar a qualidade de vida da população estudantil”, aponta Feltrin.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE