Prorrogado o prazo para elaboração de redação sobre “Transparência e Cidadania”

14 Set, 2017 10:10:55 - Educação

Florianópolis (SC)

Os 228 mil alunos do ensino médio regular, Magistério, Integrado à educação profissional, Inovador, Tempo Integral e educação de jovens e adultos da rede pública estadual terão mais prazo, até o dia 22 de setembro, para elaborar redação no formato de crônica sobre o tema “Transparência e Cidadania”, do Projeto TCE na Escola. Cada escola escolherá uma redação que será encaminhada à respectiva Gerência Regional de Educação (Gered). Por sua vez, a Gered selecionará uma redação, dentre as que forem enviadas pelas escolas de sua jurisdição, sendo classificada para a etapa estadual. A avaliação final, que contemplará as redações das 35 Gereds, uma do Instituto Estadual de Educação e mais uma da Coordenadoria da Grande Florianópolis, ficará ao encargo do TCE/SC. O supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Herneus de Nadal, destaca a participação dos professores na elaboração do material.

O sucesso do projeto só vai ser possível de ser alcançado se nós tivermos a participação efetiva, determinada dos nossos professores e também, logicamente, dos participantes do concurso, dos alunos. Isso leva ao jovem que está lá no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) ou que está no ensino médio regular, uma noção exata de como funciona um órgão de controle externo, que no caso é o Tribunal de Contas.

Herneus de Nadal afirma também que o tema da redação “Transparência e Cidadania” está em sintonia com o atual momento do país.

Momento do imponderável no nosso país com relação à ética, à moral, nós precisamos fazer com que se discuta este assunto porque ele é momentoso, ele é agora. É agora do momento. Então nós precisamos fazer com que o jovem também participe desta discussão para que ele possa analisar o quadro nacional, o quadro estadual e também municipal. Então, é de suma importância a participação efetiva do professor para que o resultado seja o melhor possível.

O resultado dos vencedores será divulgado no dia 12 de novembro e a premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, em solenidade na TCE/SC. Os cinco primeiros colocados e seus professores receberão um notebook e farão uma viagem a Florianópolis, para participar da cerimônia de entrega da premiação, além de outras atividades culturais. Os alunos poderão estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Os colegas de turma do estudante classificado em primeiro lugar serão contemplados com a mesma viagem à capital. As cinco escolas dos estudantes vencedores ganharão um kit de livros de literatura, um notebook e um projetor portátil.  E os 37 finalistas da etapa estadual receberão uma menção honrosa. O conselheiro Herneus de Nadal acredita que o TCE na Escola incentiva a participação da sociedade no controle social.

Nós temos que saber onde o dinheiro público é gasto. O que que é feito com o dinheiro público. E cidadania é exercer o papel que é conferido pela nossa carta maior, pela nossa constituição. É exercer o papel de cidadão. Isso significa também fiscalizar. Também acompanhar, se for o caso, dar ciência e conhecimento ao Tribunal de Contas das coisas que não estão feitas devidamente corretas.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança