• Propostas dispõem sobre limpeza, segurança, saúde e obras

Propostas dispõem sobre limpeza, segurança, saúde e obras

12 Jul, 2016 11:01:41 - Política

Araranguá (SC)

 

Com a finalização da sessão desta segunda-feira, dia 11, a Câmara de Vereadores já concluiu 50% das reuniões legislativas previstas para 2016. Anualmente são realizadas 66 sessões ordinárias. A próxima reunião será promovida na quarta-feira, dia 13, a partir das 19 horas.


Entre as proposituras aprovadas na trigésima terceira sessão do ano houve a aprovação de nove indicações e um requerimento. Seguindo o rito habitual, essas solicitações serão encaminhadas à Prefeitura Municipal. Aos vereadores compete continuar fiscalizando e cobrando a execução.

Confira as propostas aprovadas:

 

SEGURANÇA/CONCURSO


O presidente da Câmara de Araranguá, vereador Rony da Silva teve aprovado requerimento fazendo apelo ao Governo do Estado para que chame os excedentes do concurso da Polícia Militar (PM). De acordo com ele, muitos policiais se aposentaram outros ocupa funções administrativas, o que deixou uma grande lacuna na Segurança Pública.


A reivindicação será encaminhada ao governador do Estado, Raimundo Colombo; vice-governador, Eduardo Pinho Moreira; secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba; deputados estaduais e federais de Santa Catarina e a Comissão Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa Catarinense.


SAÚDE/LEITE


Vereador Lourival João, Cabo Loro teve aprovado Pedido de Informação 5/2016 solicitando esclarecimentos sobre os motivos que resultaram na redução de 50% da disponibilização de leite especial para crianças que tem tolerância à lactose.


Matéria foi apresentada e votada em caráter de urgência. Câmara de Vereadores vai enviar ofício convidando a secretária municipal de Saúde, Rosane Kochhmann para participar de uma sessão explicando o problema.

 

HIGIENE/LIMPEZA


Vereador Lourival João, Cabo Loro, indicou que a prefeitura providencie à coleta e limpeza do lixo depositado na área pública (antigo Campo da Aviação) situada nos fundos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mato Alto/Lagoão, às margens da avenida 15 de Novembro.


Ele observa que no entorno das unidades de saúde, o zelo pela limpeza e higiene deve prevalecer, pois o depósito de lixo pode ocasionar mau cheiro, proliferação de insetos e aninais roedores, situações que interferem diretamente na qualidade da prestação do serviço. O legislador também sugere que sejam implantadas placas alertando sobre a proibição de ocorrer o descarte de lixo no local.


VIAS PÚBLICAS


O vereador Adair Jordão solicita que a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, providencie uma operação "tapa buracos" na rodovia Jorge Lacerda, rua Rui Barbosa (Beira Rio), avenida Getúlio Vargas e Amaro José Pereira.

De acordo com ele, nessas vias vicinais, que são asfaltadas, existem desníveis e buracos consequentes do intenso tráfego de veículos. Jordão salienta ainda que, a situação tende a ficar acentuada com a temporada de chuvas, o que pode ocasionar acidentes, danos e prejuízos.


ILHAS


Vereador Jacinto Dassoler reitera indicação para que a prefeitura, por meio das secretarias do Obras e Interior providencie limpeza geral e repintura dos meios fios no Balneário de Ilhas. Além de renovar o aspecto visual, a medida qualificaria a segurança e sinalização.


BR SHOP


O vereador Luiz Djalma Marcelino, Luiz do Bailão, indica que a prefeitura providencie ou cobre junto aos responsáveis, isolamento do local e adoção de medidas de segurança.


Segundo ele, há anos esse prédio está abandonado, inclusive teve acesso lacrado. O problema é que a estrutura física apresenta desgaste devido a umidade e das infiltrações e, em consequência disso, não raramente ferragens, partes da alvenaria e vidros desabam em plena via pública, podendo provocar danos e lesões em pedestres.


MONITORAMENTO


Preocupado com a segurança da população, o vereador Alexandre Rezende Pereira indicou que a prefeitura providencie, o mais breve possível, a instalação de câmeras de segurança nas creches, escolas municipais, unidades de saúde e demais repartições públicas.


Além de qualificar a segurança pública e oferecer monitoramento 24h por dia, o vereador destaca que muitas situações podem ser evitadas com esses dispositivos, como casos de vandalismo, violência, prática de delitos e depredação do patrimônio público.


SANGA DA TOCA II


Atendendo apelo feito por moradores, o presidente da Câmara de Araranguá indicou que a prefeitura providencie reparos no calçamento da rua Francisco Joaquim Anastácio em dois pontos específicos: os cruzamentos com as ruas Otávio Belarmino Costa e Maria Oliveira Gonçalves, na comunidade de Sanga da Toca II.


PAVIMENTAÇÃO


Vereador João Abílio Pereira indica que a Administração Municipal providencie a implantação de pavimentação com lajotas na rua Sônia Ondina Marcelino, bairro Polícia Rodoviária.


PAVIMENTAÇÃO II


É de autoria do vereador Arilton Costa indicação reivindicando que a prefeitura implante calçamento com lajotas na rua Pupunhas, bairro Divinéia.


LOMBADA FÍSICA


Por meio de indicação, o vereador Ozair da Silva, Banha solicita implantação de lombada física na rua Abel Esteves de Aguiar, em frente a Creche Cantinho do Amor, bairro Coloninha.


ASSESSORIA DE IMPRENSA  

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE