• Projeto Viver SUS Unesc entrega de relatório para gestores

    Ação marcou o encerramento das atividades da edição de 2018 

Projeto Viver SUS Unesc entrega de relatório para gestores

17 Ago, 2018 13:54:40 - Educação

Criciúma (SC)

Após uma semana de imersão conhecendo melhor na teoria e na prática o SUS (Sistema Único de Saúde), o grupo formado por 64 estudantes de graduação e profissionais participantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc encerraram oficialmente as atividades da edição de 2018 do Viver-SUS Unesc (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). Na tarde desta quinta-feira (16/8), os participantes receberam os certificados do projeto e os gestores municipais de saúde, um relatório de atividades com sugestões que possam a vir contribuir com a saúde coletiva.

O Viver SUS ocorreu no fim de julho na Universidade e dentro sistema de saúde dos municípios e seus territórios de abrangência. Estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia desenvolveram atividades nos municípios de Forquilhinha, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Içara, Criciúma, Maracajá, Nova Veneza e Urussanga.

Representando o coletivo dos municípios participantes do Viver SUS, a secretária de Saúde de Criciúma, Francielle Gava, agradeceu à Universidade, aos gestores municipais e aos participantes do Viver SUS. “A Unesc pensa o acadêmico além das paredes da Universidade. Vocês puderam estar lá em nossos cenários de práticas vivenciando, observando, aprendendo e sugerindo pontos que podemos melhorar. Vocês conseguiram ter um panorama do sistema, conversar com o gestor e ter uma possibilidade diferenciada de conhecer a política pública de saúde”.

“Gostaria muito de agradecer, principalmente à Unesc que iniciou esse projeto lindo. Cocal do Sul participou de seis edições. Não tenho dúvida nenhuma de que ganha a Universidade, os acadêmicos e o município. Quando vocês chegam, observam coisas que muitas vezes não conseguimos e isso nos faz repensar o dia a dia e o nosso trabalho”, comentou a secretária de Saúde Pública de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez.

A diretora de diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, ressalta que o projeto é um momento em que os alunos colocam em prática o que veem na teoria e se relacionam e se integram de maneira maior e melhor com a saúde dos municípios. “Quem trabalha dentro do SUS sabe da capacidade dele. A gente precisa levantar a bandeira de não ao desmonte do sistema. Temos a possibilidade de reverter esse cenário. São nos momentos de crise que mostramos a nossa força e temos a capacidade de mudar”.

O presidente da Coremo (Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc), Jacks Soratto, comenta que a Universidade tem se destacado na formação de profissionais para a Saúde Coletiva. “O Viver SUS é uma das estratégias para fortalecer e valorizar a formação do profissional voltada para o SUS, que abriga o maior contingente de profissionais e atende a maioria da população. O Projeto oportuniza uma experiência importante no processo de formação acadêmico”.

A tesoureira do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Carla Martins, participou da edição de 2018 do projeto e afirma que o projeto agrega na formação de um novo profissional da saúde. “Como participante do Viver SUS pudemos vivenciar diversas experiências. Saímos com uma visão diferente do sistema e das diferenças entre os municípios e as peculiaridades de cada local. É importante entender o paciente como alguém que precisa de atenção em todos os sentidos, de maneira multidisciplinar”.

A psicóloga e participante do Programa de Residência Multiprofissional Stephane Catarina Zavadil, afirmou que a participação no Viver SUS possibilitou a ela ampliar o olhar ao ser humano. “A nossa profissão não dá conta das necessidades dos pacientes. Vi a importância dos outros profissionais de saúde para garantir a integralidade no atendimento ao usuário do sistema de saúde”, conta.

No encerramento desta quinta-feira, os representantes dos municípios receberam uma obra da professora do curso de Artes Visuais da Universidade, Odete Calderan.

O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na Universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE