Projeto Ver começa nesta sexta-feira em Araranguá

22 Mar, 2018 15:08:54 - Saúde

Araranguá (SC)

O início do mutirão de cirurgias de catarata para o Sul do Estado que estava previsto para o dia 26, foi antecipado e começará nessa sexta-feira, 23. Integrante do Projeto Ver, o mutirão atenderá a população de Laguna e do Extremo-Sul Catarinense. A previsão é de 800 procedimentos que serão realizados no Hospital Regional de Araranguá. No início de maio, o mutirão também ocorrerá no Hospital de Praia Grande.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, estará em Araranguá para acompanhar o início do mutirão. “É uma ação muito importante e aguardada por 800 pessoas que estavam na fila de espera. O procedimento é rápido e devolve de imediato a visão às pessoas que esperavam poder enxergar novamente", comenta Casagrande.

Após a cirurgia, o paciente recebe um kit com óculos escuros e colírio. Cada cirurgia tem um custo de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor total do mutirão será custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na primeira quinzena de março, o Projeto Ver esteve em Campo Alegre. Lá foram realizadas 1.700 cirurgias de catarata em pacientes da Macrorregião do Planalto Norte e parcialmente da Nordeste. Nas últimas duas semanas de fevereiro, o Hospital de Penha fez 1.400 procedimentos, atendendo a população da Foz do Rio Itajaí.

Em 2017, o mutirão de cirurgias de catarata foi realizado na Macrorregião do Grande Oeste, Macrorregião do Meio-Oeste, Serra Catarinense e parcialmente no Sul do Estado e na Grande Florianópolis. Em novembro foram feitas 1.197 cirurgias de catarata em São Lourenço do Oeste. Em Dezembro, o mutirão chegou a Caçador, Iporã do Oeste e Içara, com a realização de 897, 636 e 400 cirurgias, respectivamente. Outros 300 procedimentos foram feitos em Santo Amaro da Imperatriz, entre dezembro de 2017 e fevereiro deste ano.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal