• Projeto suspende cobrança da taxa de esgoto

Projeto suspende cobrança da taxa de esgoto

28 Nov, 2017 16:51:58 - Geral

Içara (SC)

A cobrança da taxa de esgotamento sanitário imposta este mês para a região central de Içara deve momentaneamente ser suspensa. Isto pelo menos é o que prevê uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores em segunda votação na sessão da noite desta segunda-feira, dia 27. Após duas votações, resta apenas a sanção por parte do prefeito, Murialdo Gastaldon (PMDB), para que tenha validade. “A questão do esgoto, da cobrança que a Casan quer fazer, já vem desde janeiro e tentaram cobrar várias vezes. Colocamos este projeto porque não houve mais conversa com a Casan, eles dizem que vão cobrar de qualquer maneira, então tomamos uma atitude que foi fazer esta lei. Todas as conversas com a Casan se esgotou”, aponta o vereador Márcio Dalmolin (PSD).

O projeto de lei prevê que a cobrança não aconteça até que pelo menos 60% da área atendida tenha a ligação realizada à rede e que o esgotamento sanitário esteja de fato funcionando. “Fizemos este projeto para retificar o que a Casan fez mal feito. Não tem como eu pagar por algo se eu não uso. Não tem como pagar pelo esgoto se não está instalado”, comenta a vereadora Silvia Mendes (PP). “A Casan não esclareceu como se liga e pedimos várias reuniões com a Casan e eles nunca nos atenderam. Isso, infelizmente não é uma novidade”, complementa Edna Benedet (PC do B).

A primeira votação aconteceu na última semana. Chegou a ser retirado de pauta, mas nesta segunda-feira, após pressão popular, novamente entrou em pauta e foi aprovado por unanimidade. “Somos contrários à cobrança antecipada. Retardamos o início das cobranças e desta forma é possível discutir para que as coisas sejam feitas da melhor maneira possível. Acreditamos que tem coisa que pode ser melhorada”, conta o vereador Antônio de Mello (PMDB). O presidente da Câmara de Vereadores, Alex Michels (PSD), por sua vez, destacou a preocupação quanto ao não cumprimento da lei pela Casan, já possibilitando uma alternativa. “Se a Casan não cumprir a lei criada pela Câmara de Vereadores vamos ter que criar um abaixo-assinado, com a população, e buscar um mandado de segurança na Justiça”, finaliza.

TEXTO/ IÇARA NEWS
FOTO/ ANDRÉ DAL PONT

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal