• Projeto social une e integra gerações em Maracajá

Projeto social une e integra gerações em Maracajá

05 Out, 2017 10:17:59 - Geral

Maracajá (SC)

Construir um conjunto integrado, envolvendo crianças, adolescentes e idosos, mediante diálogos e práticas de educação profissional, comunicação intergeracional,  inserção cultural e lazer em que se realizem aprendizados e elevação de qualidade de vida rumo à construção de um lugar bom para se viver. Ao mesmo tempo, melhorando a realidade sócio-cultural e político-econômica de crianças, adolescentes e idosos maracajaenses, residentes nas nove comunidades do  município e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Foi com estes objetivos que técnicos do Departamento Municipal de Assistência e Bem Estar Social de Maracajá criaram um Projeto Intergeracional, denominado "Anjo Protetor", no município, unindo as três faixas etárias. O projeto atende as diretrizes do Sistema Único da Assistência  Social (SUAS), da Política Nacional de Assistência Social(PNAS) e  da Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Além disso, a vivência dos técnicos com a realidade local do Programa do SCFV, sentiu-se  a necessidade de interação entre crianças, adolescentes e idosos.

O projeto prevê, entre outras atividades, passeios com as crianças, adolescentes e idosos e com isto fortalecer a auto-estima dos idosos; fortalecer a auto-estima dos adolescentes que não se sentem capazes de se inserir no mercado de trabalho e nem de buscar e construir alternativas, a partir das potencialidades existentes em seu entorno. Em agosto, no primeiro encontro, cada idoso, por sorteio, escolheu uma criança ou adolescente da qual passou a ser o "Anjo Protetor" e a cultivar o relacionamento intergeracional. Desde então, a iniciativa vem apresentando experiências e resultados que entusiasmam operadores e participantes.

Com participação de voluntários de Maracajá e de um instituto de beleza de Araranguá e a da equipe técnica do SCFV a troca de experiência, saberes e serviços de beleza marcaram a última segunda-feira de setembro, dia 26. Nos dois períodos, enquanto aproveitavam serviços de cabeleireiras, manicures, maquiadoras, entre outras voluntários, idosos, crianças e adolescentes interagiam, trocando saberes e experiências, valorizando a importância de cada geração no convívio familiar e comunitário.

Nesta semana a atividade do Projeto Intergeracional foi desenvolvida em um cinema em Araranguá, em sessão especial para os maracajaenses das três gerações. Segundo os técnicos, em um ambiente como este, de tecnologia e modernidade, se sobressai o conhecimento e vivência das crianças e adolescentes, que transmitem e repassam informações aos idosos. Foi constatado que a maioria dos idosos foram pela primeira vez a um cinema e, para suas surpresas, assistiram um filme em três dimensões.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal