Projeto Resgatando a História dos Bairros é aprovado

05 Set, 2017 15:02:27 - Geral

Criciúma (SC)

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei PL 58/17 de autoria do vereador Miri Dagostim (PP) que institui, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, o projeto Resgatando a História dos Bairros. O projeto tem a finalidade de resgatar a História da cidade.

Conforme a matéria será realizado sob a forma de concurso de redações dos alunos, tendo como tema os bairros do Município. A coordenação será feita pelo Poder Executivo, através da Secretaria de Educação, com o envolvimento de agentes representativos dos bairros, indicados pelos moradores. Fica o Poder Executivo autorizado a buscar parcerias com a iniciativa privada que viabilizem a confecção de materiais didáticos e informativos voltados ao resgate e divulgação da história, origens e tradições dos bairros de nossa cidade.

O vereador lembrou que o objetivo é resgatar e divulgar a História dos bairros de Criciúma, de forma a difundir nossas culturas, origens e tradições, valorizando nossos personagens, monumentos e peculiaridades de cada região da cidade. “Um povo sem conhecimento dos fatos históricos, sociopolíticos, econômicos e culturais que determinaram o rumo da história presente, estará mais sujeito a cometer erros no futuro. Porém, mais ainda, um povo sem história é um povo sem identidade cultural. Para a atual e futura gerações tomarem conhecimento de nosso passado é preciso resgatá-lo e divulgá-lo, pois o passado diz quem somos, apontando os caminhos do futuro. Poucos cidadãos são conhecedores de nossas identidades, bem como raras são as pessoas que conhecem a História do local e da rua onde mora. Para preservar nossa identidade, ajudar a conservar nossos bairros, nossas praças e monumentos, o resgate de nossas origens e fundamental, pois nos permite entender o passado, respeitar o presente e nos prepararmos ao futuro, esse objetivo maior deste projeto de lei, que vem sendo replicado em várias cidades brasileiras, através dos governos municipais, entidades públicas e empresas privadas. Com a conscientização de fazer parte da História, creio que haverá maior preocupação de cuidar e valorizar os bairros de Criciúma”,comentou o vereador, autor da matéria.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE