• Projeto Rede de Vizinhos é ampliado para mais duas ruas de Araranguá

Projeto Rede de Vizinhos é ampliado para mais duas ruas de Araranguá

28 Abr, 2017 15:34:01 - Segurança

Araranguá (SC)

Na noite de quinta-feira, 27, os moradores das Ruas, no bairro Operária, inauguraram oficialmente o projeto “Rede de Vizinhos”, realizado em parceria com a Polícia Militar de Araranguá.

Estiveram presentes na solenidade: o comandante da 1ª Cia do 19ºBPM, 1º tenente Diego Schwartz; o responsável pelo comando da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araranguá, 2º tenente BM Ricardo Cavaler Bianchi; o delegado de Polícia Civil, Vandilson Moreira da Silva; representantes dos moradores das Ruas Pastor Pedro Manoel Soares e Manoel Silveira Soares, Bruno Felipe Barros da Silva e Priscila da Silva de Vicente; e demais moradores das ruas citadas.

O Projeto constitui-se de uma estratégia de policiamento, na qual uma rede organizada entre comunidade e polícia militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.


Destaca-se, positivamente, que a iniciativa foi dos moradores do Bairro Operária, que procuraram o 19º Batalhão de Polícia Militar, manifestando o interesse em compartilhar a responsabilidade pela segurança dos seus vizinhos e trabalhar em parceria com a polícia. Sendo seu dever constitucional, enquanto órgão oficial da Segurança Pública Estadual, o 19º BPM firmou a parceria.

A PMSC ofertou aos vizinhos um treinamento nas instalações do 19º Batalhão de Polícia Militar e outro no auditório do Center Shopping. Nos treinamentos os vizinhos receberam orientações sobre estruturas de redes, segurança na transmissão de informações, dicas de segurança pessoal e residencial, além de conhecimentos sobre o uso da arquitetura contra o crime.  Recentemente realizou um terceiro encontro nas dependências do 19º Batalhão para tratar, dentre outros assuntos, deste ato de lançamento.

Além disso, foi criado um grupo fechado de WhatsApp onde os vizinhos e representantes da Polícia Militar mantém constante interação, garantindo a rápida e eficaz comunicação e mobilização entre as partes.

Como uma das últimas ações realizadas esteve a fixação de placas indicativas do projeto em todas as casas da rua.

TEXTO E FOTO/POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE