• Projeto Quimicando leva química a escolas sem laboratórios

     Os alunos se divertem aprendendo a fazer experimentos

Projeto Quimicando leva química a escolas sem laboratórios

21 Jan, 2020 15:36:16 - Educação

Criciúma (SC)

Apaixonada por química, a professora, Morgana Sartor Faraco queria levar a matéria para escolas sem acesso a laboratórios. Foi assim que surgiu o Projeto Quimicando, do curso de Engenharia Química da Satc. Com intuito de ensinar as reações químicas por meio de experimentos, aos alunos do 9° ano ao Terceirão, de escolas públicas.

“Nós desenvolvemos algumas práticas. E vamos até as escolas para atender a deficiência dos laboratórios. Mostrar na prática, um pouco da química para os alunos”, explica Morgana.

Junto com a professora, as bolsistas Heloísa Gonçalves e Leticia Delfino preparam as aulas. Tudo voltado para os alunos aprenderem sobre reações químicas, o uso de reagentes e até fazerem experimentos. E claro, ficarem encantados com os resultados.

“É uma experiência gratificante e de muito aprendizado. Quando os alunos olham, realmente interessados e fazem perguntas, é retorno muito bom. Além do carinho que recebemos depois das apresentações”, conta Leticia.

Durante o processo, são feitas técnicas para fazer uma fumaça mágica, deixar o fogo colorido, fazer a chamada ‘pasta de dente de elefante’, e transformar um liquido roxo em transparente. Através disso, os conceitos químicos são explicados.

O projeto iniciou em setembro. Mais de 200 alunos receberam as aulas, em 2019. Foram visitadas seis escolas: Natálio Vassoler, Rubens de Arruda, Marcos Rovares, São Cristóvão, Aloysius Back e Silva Alvarenga.

“A química acontece o tempo todo em nosso cotidiano e é isso que o projeto quer mostrar. A química pode ser descomplicada e interessante”, conclui a professora.

Os planos para 2020 é continuar o projeto, com novas experiências. As escolas que desejam levar o Quimicando aos alunos podem entrar em contato pelo e-mail da professora Morgana: Morgana.sartor@satc.edu.br.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE