• Projeto que troca lixo reciclável por alimentos será implantado em Içara

    Gestores conheceram o “Troca solidária”, ação referência em Caxias do Sul. Projeto socioambiental será implantado em julho no município 

Projeto que troca lixo reciclável por alimentos será implantado em Içara

29 Jun, 2018 09:36:59 - Variedades

Içara (SC)

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara(Fundai) Ivan Réus Viana e o vereador Israel Rabelo, visitaram nesta quinta-feira, dia 28, o Projeto Troca Solidária, em Caxias do Sul. A ação é uma iniciativa da Prefeitura da cidade gaúcha, e é desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do (CODECA) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e a Fundação de Assistência Social (FAS). 

De acordo com o presidente da Fundai Ivan Réus Viana, o Troca Solidária garante que pessoas possam trocar quatro quilos de resíduo seletivo por um quilo de alimento. “Com esse projeto abrangemos três esferas que são importantíssimas, o social, o ambiental e a agricultura familiar. A população passa a ser um agente de limpeza do município, coletando e armazenando o lixo seco em suas casas até que se faça a troca. O alimento é comprado da agricultura familiar, o que fomenta ainda mais a atividade e gera renda”, enaltece.

“Por meio desta iniciativa, a cidade se mantém limpa, ganha também o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores içarenses”, completou o vereador Israel Rabelo, que foi qquem intermediou a visita na Cooperativa. 

O próximo passo dos gestores é conversar com as esferas diretamente envolvidas e implantar o projeto já no mês que vem. “A ideia é utilizar o que já temos, que é a feira fixa da agricultura familiar, ao lado da rodoviária municipal. Então nas sextas-feiras haverá a troca das sucatas/lixos secos por vales-feira.  As equipes da cooperativa de reciclagem e da Fundai farão a pesagem e entregarão o vale para que a população realize suas compras em seguida”, adianta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. O valor monetário para cada quilo será divulgado em breve. Vale ressaltar que roupas, sapatos e pedaços de madeira não podem ser trocados. 

Após a troca, todos os materiais recicláveis coletados serão destinados para a cooperativa de reciclagem da cidade. “É uma prática que estimula a solidariedade, a inclusão social, reduzindo impactos ambientais e garantindo qualidade de vida para a população, que terá acesso a alimentos cultivados com a dedicação dos nossos agricultores”, completou o chefe do executivo. 


O Programa 

O “Troca Solidária” foi implantado em 2009 e já beneficiou mais de 114 mil famílias.  Ele foi criado para estimular moradores de regiões do Município onde é difícil o acesso dos caminhões da coleta, a separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Através do programa foi possível estimular a organização e a limpeza nos bairros considerados em vulnerabilidade social. Desde sua implantação, desde junho de 2009 até junho de 2016, já foram distribuídos mais de uma tonelada de alimentos e recolhidos mais de quatro toneladas de resíduos seletivos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal