• Proposta apresentada pelo deputado Dirceu Dresch  está pronta para ser votada em plenário 

Projeto que reconhece Cruz e Sousa como promotor será votado

30 Ago, 2017 16:02:13 - Geral

Laguna (SC)


A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa aprovou  nesta terça-feira (29) o  Projeto de Lei 379/2016, do deputado Dirceu Dresch (PT), que reconhece simbolicamente o poeta catarinense Cruz e Sousa como promotor público. A proposta segue agora para votação em plenário.

 

Os membros da comissão acataram por unanimidade o parecer da deputada Luciane Carminatti (PT), favorável à aprovação.

 

Em 1883, durante a monarquia, o então presidente da Província de Santa Catarina, Francisco Gama Rosa,  nomeou João da Cruz e Sousa Promotor Público de Laguna, mas o poeta não pôde tomar posse no cargo devido à pressão de  políticos locais, que não aceitaram um negro ocupando o cargo. Pesou ainda o fato de que, na época, Cruz e Sousa já se destacava como fervoroso conferencista em prol da abolição da escravatura.

"A proposta  não causa nenhum impacto patrimonial e financeiro para o Estado e corrige uma injustiça", apontou Carminatti.

 

João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, no dia 24 de novembro de 1861. Filho de escravos alforriados, faleceu  pobre  em 1898, no interior de Minas Gerais, vítima de tuberculose. Criado junto à família do marechal Guilherme Xavier de Sousa, teve acesso a uma educação refinada, aprendeu francês, latim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu matemática e ciências naturais.

 

É considerado o mais importante escritor do período simbolista. Suas obras Missal (1893) e Broquéis (1893) são consideradas o marco inicial do simbolismo no Brasil, que perduraria até 1922, com a Semana de Arte Moderna. Também publicou Tropos e Fanfarras (1885), Evocações (1898), Faróis (1900) e Últimos Sonetos (1905).


 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal