• Projeto para auxiliar familiares de pacientes com Alzheimer

Projeto para auxiliar familiares de pacientes com Alzheimer

16 Ago, 2017 17:07:24 - Geral

Criciúma (SC)

Pensando em colaborar com os familiares/cuidadores de pacientes com Mal de Alzheimer, a equipe multidisciplinar do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), lançou, na tarde dessa quarta-feira (16), durante a inauguração das obras de revitalização do local, o projeto “Eu Me Lembro”. O objetivo da ação e melhorar o convívio social, fortalecer os vínculos familiares, mas principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença. A apresentação do projeto contou com a participação do prefeito Clésio Salvaro, do vice-prefeito Ricardo Fabris, da presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, vereadores, idosos que participam de atividades no CCTI e população em geral.


Todo programa será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. Entre os profissionais, estão as idealizadoras do projeto e psicólogas Daiana Carla Coan e Alessandra Martarello. “A doença Alzheimer é uma enfermidade incurável, mas que pode e deve ser tratada, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente e sua família. Como sabemos que a maior parte das vítimas são pessoas acima de 60 anos, resolvemos colaborar para que eles recebam um tratamento adequado. Esse projeto vem com a proposta de oferecer um espaço de encontro, aprendizagem e troca de experiências, oferecido especialmente aos familiares e cuidadores de idosos portadores dessa doença, onde os participantes poderão refletir sobre a tarefa de cuidado sob novas perspectivas, ao encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado”, destaca Daiana.


A proposta metodológica do projeto se dará por meio de 18 encontros no Centro de Convivência, sendo três encontros mensais, entre familiares/cuidadores e familiares/cuidadores com os portadores de Alzheimer. Serão ofertadas 10 vagas iniciais, estendendo-se para 20 após ajustes no atendimento. Haverá atividades que contribuam para o aprendizado sobre a doença, já quando houver a participação dos pacientes, serão realizadas tarefas que favoreçam o estímulo das funções cognitivas e físicas.


Para o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, é importante que se incentive a qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso portador de Alzheimer. “Esse é um momento onde todos precisam aceitar essa nova situação que envolve mudanças significativas na vida dos cuidadores e pacientes. Se a pessoa não estiver preparada para cuidar deste paciente, ela perde a sua qualidade de vida, e acaba adoecendo junto. Aqui no Centro de Convivência nós já trabalhamos com a parte de prevenção, já que somos parte da Proteção Social Básica, e disponibilizamos diversas atividades para os idosos criciumenses. Agora com a criação desta oficina socioeducativa para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer, vamos favorecer também quem fica ao lado desses idosos”, comenta.


Inauguração das obras de revitalização


Os frequentadores do CCTI também puderam desfrutar da repaginação do espaço e conhecer o projeto de ampliação que foi apresentado durante o evento. A partir de agora, o local passa a contar com uma área de estacionamento e atividades externas, através de um terreno com aproximadamente 9 mil m², adquirido através de uma concessão. Um novo sistema de som também foi instalado no local, para facilitar as atividades desenvolvidas.


Conforme o prefeito, Clesio Salvaro, a revitalização do espaço vai colaborar de forma direto nos serviços prestados pela equipe multidisciplinar do Centro de Convivência. “Esse é um espaço público que atende as pessoas que já fizeram muito pela nossa cidade. Sabemos que este local estava apresentando muitos problemas, mas com a ajuda de vários parceiros conseguimos revitalizar. O CCTI foi algo sonhado por todos nós, e sempre nos alegra pois por onde passamos vemos a alegria das pessoas que utilizam esse serviço, o que mostra que traz resultado positivo. Aqui, eu acredito, que os frequentadores encontrem paz, amigos, mas tem algo mais importante que tudo isso, aqui eles mantem a mente ocupada, o que previne que eles sejam acometidos por doenças físicas e psicológicas”, relata. 


Todo o novo revestimento instalado foi doado pelo empresário Estevão Pierini, já o estacionamento será realizado através de uma parceria entre o empresário Clóvis Peruchi e a Secretaria de Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade. A repaginação de paisagismo foi realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), através do Horto Florestal Antônio José Tolé Guglielmi.


De acordo com a presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, todo trabalho que a equipe realiza, é pensando no bem estar dos idosos de Criciúma. “Os idosos sabem o quanto são importantes para nós. Ficamos felizes por ter a presença deles na entrega da revitalização desse espaço que é deles. Agora, esse novo projeto para os familiares/cuidadores das pessoas que tem Mal de Alzheimer, vem incrementar tudo o que ofertamos”, ressalta.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal