• Projeto leva competitividade a micro e pequenas empresas

Projeto leva competitividade a micro e pequenas empresas

22 Nov, 2016 17:29:20 - Geral

Chapecó (SC)

Auxiliar as micro e pequenas empresas de confecção e moda a aumentar a competitividade é o objetivo do SENAI, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e do SEBRAE, com o projeto Inova Moda. Lançado nesta segunda-feira (21) em Chapecó, a iniciativa é uma parceria nacional das duas entidades e oferece palestras, oficinas, laboratórios e material didático.

A abertura contou com palestra da consultora de Moda e Pesquisadora do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design de Blumenau, Rosenei Zanchett, e entrega do material de apoio. Os participantes receberam o caderno Inova Moda, desenvolvido para atender o convênio entre o SENAI e o SEBRAE. É uma proposta que visa apoiar o desenvolvimento da moda nacional, das micro e pequenas empresas, voltado à indução da criatividade, desenvolvimento de coleções e de produtos, modelagem e elaboração de fichas técnicas.

Na palestra, Rosenei abordou sobre a moda verão 2018 dentro de feiras, referências de moda e cases de sucesso. “A intenção é dar um insight para as empresas para que inovem. Durante essa semana acontecem as oficinas, que têm como foco solucionar problemas das organizações. Elas funcionam como mini consultorias, onde os participantes recebem material e transformam em produtos”, expôs.

De acordo com o diretor do SENAI Região Oeste, João Roberto Lorenzett, o projeto cumpre a missão de todos os Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia do Estado, de levar competitividade às indústrias. “Temos dez Institutos em Santa Catarina. A vinda de um Instituto de outra região para Chapecó contribui para o fortalecimento e crescimento das empresas do setor”, realçou Lorenzett.

O analista técnico do SEBRAE/SC, Eduardo Sganzerla, enfatizou que as oficinas capacitam para o processo criativo e de produção, contribuindo para a padronização dos procedimentos internos. “Isso proporciona maior segurança e qualidade, garantindo a lucratividade e o fortalecimento das empresas”, assegurou.

Durante essa semana, serão abordadas tendências de comportamento, consumo, moda, mercado, entre outros temas que vão nortear o desenvolvimento de produtos diferenciados de alto valor agregado e, assim, mais competitivos. O evento é destinado para organizações do segmento têxtil e vestuário, couro, calçado e artefatos, gemas, joias e bijuterias, que estão diretamente ligadas ao processo de design.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quarta-feira (23) haverá a “Oficina de desenvolvimento de produtos”, das 8 às 17 horas, também com Rosenei Zanchett. No dia 24 Marcelo Francisco Ouriques ministrará a oficina “Olhar da forma (modelagem)”, das 8 às 17 horas. No mesmo horário, no dia 25, haverá a oficina “Ensaio de elaboração de fichas técnicas de produto para o planejamento da produção”, com Telêmaco Cristian Schücke.

Há vagas para todas as oficinas. A programação acontece no SENAI Chapecó, na rua Frei Bruno, 201-E, bairro Parque das Palmeiras.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal