Projeto Integrador mobiliza alunos do 1º ano da Satc
Criciúma (SC)
Um aromatizador, um carrinho de rolimã e a maquete de uma casa eficiente. Três projetos diferentes, mas que atuam de maneira integrada. As turmas do 1° ano do ensino médio da Satc estão experimentando na prática como funcionam os cursos técnicos oferecidos pela instituição. O Projeto Integrador ocorre em dois dias da semana quando são trabalhados os três projetos.
Os 11 cursos técnicos da instituição foram agrupados em três áreas, de Elétrica, Mecânica e Design. As turmas vão desenvolver um projeto por trimestre, passando por essas três áreas.
No aromatizador foram aplicados conhecimentos das áreas de Química, Informática e Administração. “Primeiro foi apresentado a eles normas de laboratório, depois fizeram a formulação do aromatizador onde aplicaram o que aprenderam sobre as famílias olfativas e a função de cada uma na formulação. Na terceira etapa, o aromatizante foi colocado nos frascos para a extração de óleos essenciais”, explicou a professora Jaqueline Sachet Macarini. A criação da embalagem, com nome e marca, e a divulgação desse produto num site são etapas também realizadas pelas turmas.
Princípios de Eletrotécnica e Eletrônica foram aplicados na maquete de uma casa. “Eles aplicaram o princípio de eletricidade e montaram a parte elétrica. Fizeram o controle da iluminação, montaram a plataforma de prototipagem arduíno e foi realizado controle de acionamento da lâmpada. Depois eles fizeram um estudo de consumo da residência”, disse o professor Marcelo Amoroso.
Para construir o carrinho de rolimã foi aplicado o desenvolvimento de projetos, manufatura de peças, conceitos automotivos e instalações eletromecânica. “Na primeira etapa foi criado um edital com os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto, também contém as dimensões máximas do carrinho. Depois foi feito o desenho técnico, onde desenvolveram o planejamento do carrinho, depois o desenho vai para um software de modelagem 3D com a parte de manufatura. Foi feita a instalação de iluminação, onde instalam duas lâmpadas de led na parte frontal e na luz de freio foi utilizado um sensor eletromecânico”, explicou o professor Clauber Marques.
Para a aluna Ana Júlia Martins Pedroso, da turma 1004, os projetos a ajudaram a descobrir o que pretende cursar. “Tive a visão do que é ser um profissional e não cliente. O projeto que mais gostei foi o do aromatizador e com ele me identifiquei com a área de química”, comentou.
TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO