• Projeto Integrador auxiliou alunos na escolha do curso técnico

    A iniciativa passou a fazer parte da grade curricular dos alunos do 1º ano do ensino médio

Projeto Integrador auxiliou alunos na escolha do curso técnico

28 Jan, 2019 09:30:47 - Educação

Criciúma (SC)

Com o objetivo de auxiliar os alunos do 1º ano do ensino médio na transição para os cursos técnicos, a Satc implantou em 2018 o Projeto Integrador. Através do novo Ensino Médio, o projeto passou a fazer parte da grade curricular dos alunos dos primeiros anos, compreendo grandes áreas como Elétrica, Mecânica, Química e Design.

Durante o ano letivo, as turmas produziram três projetos: “Carrinho de Rolimã”, “Aromatizante” e “Análise de Viabilidade de Aplicações Domóticas em Residência”.

“Durante o ano letivo, os alunos desenvolveram habilidades permitindo conhecer melhor a instituição e a grandiosidade que não é constituída apenas por prédios, mas por profissionais qualificados”, comenta Adriana Silveira Just Schmidt, coordenadora do ensino médio.

Aromatizante

No projeto Aromatizante, os estudantes criaram desde a parte química, até a rotulagem e expositor. “Quando iniciamos o trabalho repassamos as normas de laboratório e da importância do uso de equipamentos de segurança, apresentamos a formulação do aromatizante e realizamos o envase nos frascos”, explica a coordenadora do curso técnico de Química, Jaqueline Sachet Maccarini.

E quem ficou responsável pela rotulagem e o expositor foi o professor de materiais e processos gráficos, Giovani De Luca. “Realizamos o produto pensando no público alvo e como atrai-los”, destaca.

Lara Fachin, 15 anos, já decidiu o curso que irá fazer no próximo ano: Comunicação Visual. “Esse projeto é muito importante porque nos ajuda na escolha do curso técnico, ter uma certa noção do que iremos fazer e a certeza de nossa escolha”, conta a estudante.

Já a estudante Anna Julia Pedro, 15 anos, simpatizou com  parte química. “O laboratório é um lugar onde aprendemos de uma forma diferente, é algo prático e divertido. O projeto me ajudou a decidir o curso que eu queria fazer, porque estava muito indecisa, são muitas opções e eu tinha medo de escolher algo que não gostasse”, frisa Anna.

Análise de Viabilidade de Aplicações Domóticas em Residências

Nas aplicações domóticas foram analisados os custos de uma automatização e a viabilidade da aplicação em uma miniatura de residência. “A atividade serviu para os alunos aplicarem no dia a dia e realizar a teoria e a prática”, menciona Marcelo Amoroso, professor do ensino técnico em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática.

As teorias foram aplicadas em laboratórios de informática e as práticas de eletrônica e elétrica nos laboratórios específicos.

A aluna Marina Ceza, 15 anos se identificou com o projeto da “casinha” e ajudou na escolha do curso. “Me identifiquei mais com o projeto porque sempre tive um certo medo de mexer com fios e energia e essa atividade foi um desafio, adorei”, esclarece.

Carrinho de Rolimã

O carrinho permitiu os alunos a construírem e fabricarem, utilizando os materiais disponíveis na Satc. “O resultado e o envolvimento dos alunos foram surpreendentes. Os projetos foram bons, resistentes e com boas aplicações e dedicação”, disse o coordenador do curso técnico de Manutenção Automotiva, Adelor Felipe da Costa.

Na produção do carrinho, os estudantes contemplaram as áreas de Automotiva, Mecânica, Eletromecânica e Fabricação Mecânica. Na projeção eles realizaram o desenho técnico, corte do material, instalação elétrica (faróis) e a montagem.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança