• Projeto inovador para educação, será desenvolvido pela Unesc

Projeto inovador para educação, será desenvolvido pela Unesc

04 Abr, 2017 16:19:28 - Educação

Criciúma (SC)


Instituições de ensino superior de Criciúma, Lages e Caçador vão para levar educação para pessoas que por algum motivo, abandonaram os bancos escolares. Isso por meio do Projeto Inovador de Educação de Jovens e Adultos, concebido por professores da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinse), da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense) e da Uniarp (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) e aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) nesta segunda-feira (3/4). A proposta é ensinar levando em consideração a experiência de vida dos alunos.

 

A equipe responsável pelo projeto foi convidada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC para apresentar a proposta em uma reunião em Brasília. Desse encontro, o grupo saiu com a aprovação do MEC e apoio financeiro para a realização das atividades. O próximo passo é reunir as Gered (Gerência Regional de Educação) das regiões para planejar o início das atividades.

 

A professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e pró-reitora de Ensino da Uniplac, Cristina Keiko Yamaguchi, explica que o projeto incentivará o desenvolvimento socioeconômico das regiões da Serra, Sul e Meio Oeste de Santa Catarina por meio da Educação. A proposta é utilizar metodologias ativas e inovadoras e trazer como abordagem principal, a experiência de vida dos alunos aliada ao conteúdo programático exigido no ensino, para que as aulas sejam atrativas para eles. “A educação implica em transformação e, para cumprir esta finalidade, requer adesão ativa do educando. Neste sentido a Educação de Jovens e Adultos que não completaram sua Educação Básica no período adequado de sua vida, requer respeito às necessidades desta população”, afirma.

 

Segundo ela, a parceria entre as três as universidades surgiu a partir das inquietações dos docentes sobre o distanciamento e redução do número de estudantes matriculados no Ensino Médio nos últimos anos. “A partir desses dados, alguns professores da Unesc, Uniplac e Uniarp discutiram como desenvolver novos métodos para atrair os estudantes a continuarem seus estudos”, conta Cristina. O projeto terá a duração de 18 meses e o público alvo desse projeto serão profissionais que estão fora da escola e também fora da idade regular de ensino.

 

A reunião teve a presença da secretária Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana de Siqueira; do coordenador geral de Alfabetização, Carlos Teixeira; do coordenador geral de Educação de Jovens e Adultos, Carlos Spezia; do coordenador geral de Acompanhamento e Avaliação das Políticas de Inclusão Educacional para Juventude da Secretaria, Bruno Alves de Jesus; da professora da Unesc e pró-reitora de Ensino da Uniplac, Cristina Keiko Yamaguchi; do gerente financeiro da Unesc, Janir de Quadra Paim; da professora da Uniplac, Vanir Peixer Lorenzini, da pró-reitora de Ensino da Uniarp, Soeni Yamaguchi e do professor  da Uniarp, Antonio Augusto Soares.


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMRPENSA

FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança