• Projeto I9 incentiva alunos do Colégio Satc a buscarem soluções para os ODS

    As turmas do 1º ano desenvolveram protótipos de aplicativos na disciplina de Tecnologias Aplicadas visando propostas inovadoras.

Projeto I9 incentiva alunos do Colégio Satc a buscarem soluções para os ODS

16 Jan, 2022 19:54:08 - Educação

Criciúma (SC)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão em pauta no Colégio Satc desde 2017, ano em que a instituição se tornou signatário do “Movimento ODS Santa Catarina”. Assumindo o compromisso de mobilizar as pessoas para contribuírem com a melhoria da qualidade de vida da população, que alunos foram incentivados a buscarem soluções para as necessidades listadas pelo pacto global. A partir do projeto I9, as turmas do 1º ano do ensino médio foram desafiadas a desenvolverem protótipos de aplicativos (Apps) que pudessem sanar um os problemas que assolam a sociedade mundial. Além de propor uma temática social, sustentável e econômica, a iniciativa busca incentivar os estudantes a pensarem em soluções de forma empreendedora. “Queremos que nossos alunos pensem também no futuro do planeta e que possam contribuir com ideias inovadoras e criativas. As tecnologias são ótimas aliadas à criação de novas possibilidades e por isso, esse ano propomos o desenvolvimento de Apps, que futuramente possam sem transformados em startups”, explica a professora, Daniela Scott. 

Como novidade, o projeto teve uma parceria com o Centro Tecnológico Satc (CTSatc), onde durante as apresentações dos aplicativos, alguns projetos foram destacados por terem potencial de mercado. “Foi bem importante ter esse envolvimento dos alunos com o CTSatc, pelas turmas de 1º ano já estarem conhecendo toda a construção do nosso ecossistema de inovação e de saberem que a Satc proporciona isso para eles. Foi incrível ver o empenho dos estudantes em fazer algo que realmente seja muito bem feito, planejado e executado”, destaca o host do Colearning Satc, Vicente Varela de Oliveira.


Com a abordagem das temáticas de 11 dos 17 ODS, sete projetos se destacaram. Com proposições ainda em fase inicial, as equipes participarão do Incuba Júnior, estruturando as propostas e visando um potencial de negócio.

A novidade é que estudantes do ensino médio poderão dar início às suas startups. “Para 2022, os alunos precisarão planejar os Apps deles a partir de materiais que já entregamos, para se inscreverem novamente para a banca e exporem as propostas reformuladas, a fim de que possam dar continuidade e ser o início de uma startup”, pontua Daniela.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE