• Projeto “Etnia na Escola” realiza 3º Intercâmbio Cultural

Projeto “Etnia na Escola” realiza 3º Intercâmbio Cultural

28 Ago, 2017 14:16:06 - Educação

Içara (SC)

Os alunos içarenses que fazem parte do Projeto Etnia na Escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, participaram neste final de semana do 3º Intercambio Cultural. No evento, que ocorreu no município de Sombrio, as quatro etnias de Içara retribuíram as visitas recebidas no ano anterior por cidades vizinhas.

De acordo com uma das professoras do projeto, Precedina Cabreira, o primeiro grupo folclórico a ser visitado foi o Açor Sul, de Sombrio. Os alunos da EMEF José Fernandes estudam a cultura açoriana e já tem dois grupos folclóricos. “Aprendemos muito com eles. O grupo conte uma tocata maravilhosa que engrandece as apresentações. Os dançarinos bailam com graça e leveza e as crianças ficaram maravilhadas. Com certeza saímos de lá com muita bagagem”, colocou a professora.

Para o presidente do Grupo Folclórico Açor Sul, Clair Hahn Fermiano, um intercâmbio acontece quando há a aproximação de dois ou mais grupos folclóricos, com o objetivo de aprender uns com os outros. "Cada vez que há essa troca, com certeza os dançarinos adquirem mais conhecimento”, pontuou. 

“Para nossa surpresa, haviam mais dois grupos nos esperando, o de Passo de Torres e do Balneário Gaivota. Foi uma tarde de encantamento e alegria e nossos alunos já estão ansiosos pelo próximo. Estava presente também um integrante do NEA  (Núcleo de Estudos Açorianos) filmando  e entrevistando algumas pessoas, que cultivam a cultura açoriana,  para levar aos Açores.  O Grupo AçorSulL é extremamente  generoso, socializa o que sabe e sempre nos recebe com muito carinho”, destacou a coordenadora do projeto Lilian Philippi.

“É sempre uma alegria a integração com o Grupo Folclórico AÇOR SUL,  que já está há 17 anos na estrada. A experiência que eles tem vem de encontro com o que procuramos , aprender a diversidade cultural dos antepassados açorianos. Cada Ilha tem sua maneira , seu fazer cultural e o Grupo Açor Sul tem em seu repertório a dança de todas elas, assim, aprendemos um pouco de cada uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores”, salientou a diretora da EMEF José Fernandes, Marcia Fernandes.


O projeto

O projeto Etnia na Escola existe desde 2011 e tem com principal objetivo compreender como viviam os povos colonizadores do  município.

"Todas as pessoas deveriam conhecer sua história para compreender seu presente. Portanto, essas vivências  e troca de experiências contribuem muito para o crescimento e aprendizado das nossas crianças ", completou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.  

Os próximos intercâmbios acontecerão em setembro  (Cultura italiana com e EMEF São Rafael) que visitará o Grupo Folclórico  Italiano Valsugana. Já em outubro, as escolas Maria Barcellos Puzinski e Ignácio João Monteiro visitarão o Grupo Folclórico Polones Orzel  Bialy. Em novembro, a  EMEF Paulo Rizzieri , que estuda a cultura Afro visitará um Grupo de capoeira em Araranguá

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE