• Projeto “A Turminha do Sulca” passa por escolas de Araranguá

    Atividades envolveram alunos do ensino fundamental 1 e 2 e ressaltam noções básicas de planejamento financeiro

Projeto “A Turminha do Sulca” passa por escolas de Araranguá

15 Ago, 2017 11:16:33 - Educação

Araranguá (SC)

Baseados em estudos que ressaltam a importância da educação financeira já nos primeiros anos da vida escolar, o projeto “A Turminha do Sulca”, desenvolvido pela cooperativa de crédito Sicoob Credisulca, promoveu atividades com alunos das escolas de Araranguá nos últimos dias. O projeto abrange escolas da rede municipal, estadual e particular, e consiste em duas oficinas onde as crianças têm a oportunidade de conhecer, de forma lúdica, como organizar um orçamento familiar, além de noções básicas de planejamento financeiro.

Durante a atividade os alunos menores são envolvidos pelo mundo do teatro, utilizando personagens, vestindo figurinos e participando também como plateia, já os maiores passam pela experiência de vídeo, ligando o conteúdo trabalhado com material para um canal no Youtube. “É uma atividade interessante, nova e dinâmica que agrega muito no cotidiano dessas crianças e adolescentes. Trabalhar educação financeira é algo necessário ainda no ambiente escolar”, relatou o professor de geografia, que participou das oficinas na Escola de Educação Básica Clóvis Goulart, Élvis Medeiros da Rocha.

Para a aluna do sétimo ano, Emily Damiani David, as informações apresentadas durante a atividade vão ajudar na organização de suas finanças, começando pela sua mesada. “Eu ganho mesada e tento guardar alguma coisa, mas as vezes eu gasto um pouco, agora com o que pude aprender com 'A Turminha do Sulca' vou me controlar mais para não gastar todo o dinheiro, pensando no meu futuro”, comentou a adolescente.

Até o momento mais de 50 escolas da região sul de Santa Catarina já receberam as atividades, e nos próximos dias o projeto passará por Osório, no Rio Grande do Sul. “Nosso principal objetivo é a formação de cidadãos conscientes sobre a sua vida financeira e por meio do teatro proporcionamos uma proximidade também com a cultura, além de um meio lúdico onde as crianças aprendem se divertindo”, destacou a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca, Eveline Macon Franscisco Dagostin.

Em sua sétima edição, “A Turminha do Sulca”, iniciou com uma revistinha entregue a crianças de seis a 12 anos. Em 2017, a iniciativa vai passar por 18 cidades de Osório à Capivari de Baixo. Além das oficinas, os alunos ainda levam para a casa um kit com a cartilha do projeto.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança