Projeto é ampliado para os municípios de Palhoça, Itajaí, Lages e Tubarão

07 Abr, 2017 13:35:56 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, Santa Catarina realizará mais uma edição do movimento #secuidaSC nos municípios de Palhoça, Itajaí, Lages e Tubarão. O principal objetivo é estimular a adoção de hábitos saudáveis como forma de diminuir os casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em especial as enfermidades cardiovasculares, respiratórias crônicas, câncer e diabetes, que em 2015 foram responsáveis por 75% das causas de mortalidade no estado. Além disso, o movimento #secuidaSC se une ao tema da campanha do Dia Mundial da Saúde, que em 2017 abordará a depressão, informando que existem formas de prevenção e tratamento.

“A adoção de hábitos saudáveis, como a eliminação do tabagismo, a alimentação saudável e equilibrada, a realização de atividade física regular e a redução no consumo de álcool é uma escolha que serve para promover mais a saúde e melhorar a qualidade de vida, tendo impacto tanto na dimunição da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, bem como em casos de depressão e outros transtornos do tipo”, enfatiza Gladis Helena da Silva, gerente de Vigilância de Agravos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Criado no ano passado pela Dive, com evento realizado em Florianópolis, o movimento foi descentralizado este ano para abranger outras regiões do estado, considerando que os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de conscientização de toda a população catarinense. As Gerências Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde de Palhoça, Itajaí, Tubarão e Lages aderiram ao movimento. Com o apoio de diversas instituições locais, esses municípios realizarão eventos simultâneos no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Agenda

Em Lages, o evento #secuidaSCLages será realizado no Parque Jonas Ramos (Tanque), no Centro, a partir das 13h, e contará com atividades físicas funcionais e atividades recreativas. Na programação estão previstos aulões de ginástica, de pilates, de ginástica funcional, de zumba, de cross fit e de vôlei. Slackline, Chinelão, Perna de Pau e Pista de Corda são outras atrações para estimular a prática de atividade física na população. Oficinas de pintura de ovos de Páscoa, de artesanato e de contação de histórias estão também previstas. As crianças poderão participar de brincadeiras como caça ao tesouro, pintura facial, piscina de bolinhas e cama elástica. O evento ainda contará com as apresentações da banda da Polícia Militar, da Cavalaria da PM, de Ballet, do CTG Clube de Tradições Gaúchas e do Teatro Reino dos Dentes.

Em Palhoça, o evento #secuidaSCPalhoça ocorrerádas 13h às 18h, na Praça 7 de Setembro, no Centro. Na programação estão previstas aulas de ritmos, degustação de produtos fitness, apresentações de teatro, música e dança, e serão oferecidos corte de cabelo e maquiagem.

Em Tubarão, o evento #secuidaSCTubarão será realizado na Praça Willy Zumblick, no Centro da cidade, das 16h às 20h30, com aulas de zumba, rodas de conversas sobre ciclismo, bate-papo com nutricionista sobre alimentação saudável, e com psicólogo sobre autoestima, autocuidado e mente saudável. O evento contará, ainda, com apresentações de teatro e da banda marcial do Colégio Dehon. Dicas de combate ao tabagismo, sessões de automassagem e distribuição de mudas de árvores frutíferas também estão previstos.

Em Itajaí, no #secuidaSCItajaí, a comunidade será reunida na Praça Esportiva Gregório Cristino da Silva – Loteamento Jardim Esperança, no bairro Cordeiros, das 13h às 18h. A programação do movimento na cidade prevê aulas de zumba e de defesa pessoal feminina, crossfit, dicas de alimentação saudável com nutricionista, dança para crianças, gincana infantil, apresentações musicais e de dança.

O movimento

O movimento #secuidaSC foi criado em setembro de 2016 pela Dive, um ação de Promoção da Saúde com o objetivo de alertar a população para a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, com ênfase para os riscos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool. A primeira edição ocorreu em Florianópolis, com eventos em Outubro e Novembro. O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

Em 2017, o movimento foi descentralizado para outras regiões do estado. As ações envolvem a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e aplicativos de conversas, a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes e a realização de eventos.

Saiba mais em www.secuidasc.sc.gov.br 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE