• Projeto de Lei visa garantir qualidade de vida a idosos

Projeto de Lei visa garantir qualidade de vida a idosos

11 Dez, 2017 16:06:30 - Política

Florianópolis (SC)

Para garantir saúde e qualidade de vida aos idosos de Santa Catarina, o deputado estadual Neodi Saretta propôs, ao Estado, a criação do programa Atividade na Melhor Idade. O objetivo é desenvolver atividades para estimular um modo de viver saudável, favorecendo o desenvolvimento e a prática de ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida. Além de difundir a importância da prevenção e do autocuidado para um envelhecimento saudável.

Para Saretta, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, é dever do Estado propiciar ao idoso o exercício da cidadania e a dignidade humana. “As pessoas têm direito a um envelhecimento saudável, com acesso a saúde, educação e lazer. A expectativa de vida está aumentando e, além de viver mais, é preciso também viver melhor”, reforçou o deputado.

A proposta prevê a realização de campanhas de orientação; promoção de eventos educativos e culturais; facilitação do acesso a tecnologias assistivas auditiva, visual e locomotora; oferecimento de oficinas culturais e cursos de inclusão digital para capacitar os idosos; combate ao sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e estímulo à prática de atividades físicas e a nutrição adequada e criação de espaços públicos que possibilitem o desenvolvimento de atividades físicas e de lazer.

Para a implantação do programa Atividade na Melhor Idade, o projeto sugere ao Poder Executivo firmar convênios ou parcerias com universidades, empresas organizações não governamentais e outras esferas de governo, visando obter suporte técnico, financeiro e operacional para a execução das ações previstas na lei. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal