Projeto de lei propõe que o símbolo do Autismo seja incluído em placas de atendimento prioritário

15 Mar, 2018 09:42:23 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O deputado estadual Patrício Destro (PSB) apresentou um projeto de lei (0044.2/2018) na Assembleia Legislativa que pode facilitar a vida de pessoas autistas e familiares. “Nós queremos que seja incluído nas placas de atendimento prioritário o símbolo do Autismo. Como esse transtorno não tem nenhuma característica física como a Síndrome de Down, por exemplo, os pais acabam sendo julgados, ou a pessoa é discriminada porque não consegue esperar em filas ou enfrentar aquilo que está fora da sua rotina”, explicou Destro ao assinar a proposta.

A sugestão veio por meio de uma mãe que enfrenta esse tipo de problema em supermercados, lojas e bancos. Ela contou que costuma sair em locais públicos com o filho usando a camiseta da AMA (Associação dos Amigos de Autistas) porque se procura o atendimento prioritário é apontada como alguém que fura a fila e se o menino começa a chorar as pessoas julgam que ele é mal educado ou mimado.

O projeto foi revisado pela AMA de Joinville, entidade referência no tratamento do transtorno, está em tramitação na Assembleia Legislativa e deve passar por três comissões antes de ser votado em plenário. O símbolo do autismo é representado por uma fita colorida formada por um quebra-cabeça. Adotado em 1999, o laço representa a dificuldade em diagnosticar, as cores a diversidade de famílias e etnias que são atingidas e a necessidade de conscientização por parte da sociedade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal