• A proposição tem como objetivo criar um programa para incluir pessoas em situação de rua na sociedade, vinculando-as ao mercado de trabalho

Projeto de Lei cria a Central de Inclusão Social

23 Ago, 2016 10:48:54 - Política

Florianópolis (SC)

São vários motivos que levam uma pessoa a morar na rua, seja por causa de drogas, desemprego ou conflitos familiares. Mas são poucos os programas que ajudam essa parte da população à reabilitação estruturalmente e emocionalmente e/ou orientá-las aos órgãos disponíveis.

Com a intenção de proporcionar aos desabrigados o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas, o deputado estadual, Valmir Comin, apresentou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 0188.6/2016 que institui a criação de um meio para centralizar um cadastro de inclusão social vinculada à Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. O PL está tramitando na Casa Legislativa.

“A inclusão das pessoas em situação de rua no mercado de trabalho é, sem dúvida, uma tarefa difícil, até porque, invariavelmente, essa população é discriminada. Por isso, é preciso criar mecanismos de incentivo e apoio para promover o respeito à dignidade, à valorização da vida e da cidadania desse grupo de indivíduos”, explica o autor do PL, deputado estadual, Valmir Comin.

A proposta considera pessoa em situação de rua o indivíduo que esteja na pobreza extrema, utilizando de locais públicos, degradados ou espaços de moradia temporária ou permanente para se acolher, tire da mendicância a única forma de sustento e tenha os vínculos familiares abalados. Todas as pessoas nessas condições poderão se inscrever.

“A rede de acolhimento e atendimento temporário, embora conforte e amenize o drama dessas pessoas, não está estruturada para integrar esse grupo ao mercado de trabalho e promover sua inclusão social”, ressalta Comin.

A Central de Inclusão Social terá função de cadastrar essas pessoas, interligar as informações com instituições assistenciais oficiais, monitorar empregos que sejam compatíveis com a qualificação dos cadastrados e articular as denúncias de violência contra a população em situação de rua.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança