• Projeto de eficiência energética da Cersul chega a Ermo

    Estudantes poderão aprender a economizar energia por meio de atividades lúdicas

Projeto de eficiência energética da Cersul chega a Ermo

28 Mar, 2018 10:47:40 - Educação

Criciúma (SC)

A casa eficiente, projeto da Cersul que estimula o consumo consciente de energia elétrica, já está na cidade de Ermo. A iniciativa faz parte do projeto de eficiência energética que atenderá 3,5 mil estudantes da rede pública de ensino e 200 professores. Instalada na Escola Municipal João Moro, a casa contêiner possui equipamentos idênticos ao de uma residência convencional. Ali, com palestras e jogos lúdicos, os alunos aprendem que é importante economizar energia.

O projeto tem a parceria da Satc e o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Tendo o cooperativismo em sua essência, a Cersul já estudava uma proposta que envolvesse alunos, professores e a comunidade. “A casa é o espaço para fazer as experiências, aprender mais. Queremos que cada aluno leve esse conhecimento para os pais, tios e vizinhos”, destaca o presidente da Cersul Everton Aldir Schmidt.

A casa contêiner, que já passou por Timbé do Sul, passará nas escolas da rede pública das cidades de Ermo, Turvo, Meleiro e Morro Grande, onde a Cersul atende às comunidades. “A proposta está bem alinhada com a proposta pedagógica e os projetos da escola, tem tudo para agregar ainda mais conhecimento”, pondera a orientadora pedagógica da Escola João Moro, Aline Marques.

De maneira lúdica, as turmas da Escola João Moro aprendem dicas de economia. Professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade Satc realizam as atividades nas escolas. “Uma colega, a professora Gabriela, criou uma história com figuras em palito que retratam uma família que desperdiça energia. À noite os equipamentos elétricos da casa ganham vida e reclamam de cansaço. Dessa forma conseguimos mostrar de maneira lúdica que a economia é necessária”, explica a professora Everlise Maestrelli.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE