• Projeto de educação ambiental coleta 3.017 litros de óleo de cozinha

Projeto de educação ambiental coleta 3.017 litros de óleo de cozinha

22 Mar, 2018 10:46:25 - Variedades

Tubarão (SC)

Incentivados pelo projeto institucional de extensão ‘Educação Ambiental Comunitária (PEEAC)’, a comunidade São Judas Tadeu, que fica no entorno da Unisul Campus Tubarão, aderiu à coleta de óleo saturado. O objetivo do projeto foi o de dar destinação correta a esse resíduo, evitando assim, o despejo em locais inadequados como por exemplo, no ralo da pia ou no solo, locais que podem causar danos ao ambiente. Essa ação ocorreu em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por meio do Projeto “Verde é Vida”.

O resultado não podia ser mais positivo, além do reconhecimento aos esforços na prática de preservação do meio ambiente, o movimento colaborativo da comunidade, juntamente com a Unisul,  será premiado pela Afubra - Associação dos Fumicultores do Brasil - na maior feira voltada para agricultura familiar do Brasil, a 18ª EXPOAGRO AFUBRA, em Rio Pardo/RS, nesta quarta-feira, 21 de março.

Por ter coletado e encaminhado para a Afubra a quantia de 3.017 litros (três mil e dezessete litros) de óleo de cozinha saturado recolhidos durante o período compreendido entre 1º de agosto e 27 de novembro de 2017, para sua correta destinação e reciclagem, beneficiando o meio ambiente. O gerente da Afubra Tubarão, Patric Marciano Barp, disse que de todas as filiais da Afubra dos três estados do sul do país (PR/RS/SC) onde é feita esta parceria, a Unisul foi a entidade que coletou mais óleo. Esta coleta, apoiada pela comunidade que aderiu ao descarte correto, é uma das etapas do projeto de extensão coordenado pela professora da Unisul Maricelma Simiano Jung. De acordo com a professora, há outras etapas que englobam como: a horta comunitária, palestras de educação ambiental, o uso popular de plantas medicinais e eventos ligados ao tema que são realizados na própria universidade. “Recentemente, foi feito um levantamento na comunidade para identificar qual a destinação dada aos resíduos sólidos, nosso próximo desafio”, reforça Maricelma.

A coleta de óleo é um ganho ecológico imensurável, beneficia o meio ambiente e é transformado pela própria Afubra em biodiesel que é usado nos veículos da frota. “Graças ao comprometimento de todos os envolvidos, o programa voltado à educação ambiental está chegando ao nono ano de existência, contribuindo no recolhimento de mais de 900 mil litros de óleo saturado desde seu início. Este resultado somente foi possível graças à dedicação e participação de todos”, destaca o gerente de Assuntos Ambientais da Afubra, Adalberto Sidnei Huve.

Integrando o PEEAC, nesta segunda-feira, 19/3, foi realizada a abertura da Agenda Verde/2018. Essa agenda consiste em uma série de eventos relacionados às datas significativas e comemorativas referentes ao meio ambiente, e tem o objetivo de sensibilizar a comunidade interna e externa para questões ambientais através de vários eventos e ações que acontecerão durante o ano.

Confira a programação anual: https://goo.gl/kBEqwu

Este movimento tem reforçado o compromisso da Unisul com a comunidade e a coloca entre as melhores universidades de Santa Catarina e do Brasil, de acordo com avaliação do MEC.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE