• Projeto de Educação a Distância da Unesc chega a Araranguá

Projeto de Educação a Distância da Unesc chega a Araranguá

07 Mai, 2019 11:37:03 - Educação

Araranguá (SC)

A Unesc, com 50 anos de história, utiliza toda a sua expertise para levar para a comunidade regional um novo projeto de Educação a Distância (EaD) para cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, extensão e corporativos. O Unesc Virtual traz material didático e metodologia pedagógica desenvolvida pela própria Instituição e a atuação dos professores da Unesc. Tudo pensado para oferecer ao estudante toda a qualidade que a maior Instituição de Ensino Superior da região desenvolve em ensino, pesquisa e extensão. O novo modelo chega de forma oficial ao Vale na noite desta terça-feira (7/5) em evento especial às 20 horas, no Grêmio Fronteira, em Araranguá. Na cidade a Universidade passa a atuar em parceria com a FVA (Faculdade do Vale do Araranguá).

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é oferecer uma forma diferenciada de Ensino a Distância. “Depois de muito estudo, chegamos a uma proposta qualificada e diferenciada. Queremos trazer algo com a expertise da Unesc, mas com os diferenciais que o EaD oferece, sem perder a excelência”. Luciane afirma que o projeto já nasce com a perspectiva de crescimento. “Já prevemos a possibilidade de ampliação dos cursos oferecidos, tanto na graduação, pós e cursos de curta duração, quanto nas oportunidades de parcerias corporativas”, afirma.

A diretora geral da FVA, Inaly Lechieri Jones Oliveira, caracteriza o momento como uma nova era, na qual parcerias entre instituições de ensino com o objetivo de oferecer um EaD de qualidade são essenciais. “Nosso objetivo é o de formar profissionais qualificados e que atuem como agentes de transformação do contexto social. Juntamente com a Unesc, alcançaremos um desenvolvimento integral do ser, aprimorando suas habilidades e as competências necessárias para a renovação do mercado de trabalho”. As aulas iniciam em agosto de 2019 e a partir de maio já é possível que os interessados nos cursos EaD façam um pré-cadastro.

Análise de cenários foi importante para formatação do Unesc Virtual

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Thiago Fabris, conta que a formatação do projeto foi realizada a partir de um estudo sobre o comportamento do setor educacional, incluindo a modalidade presencial e a distância. “Nesses estudos analisamos possíveis parcerias da Unesc com outras instituições e/ou fundos específicos para a educação. Depois de todas essas análises, decidimos desenvolver o projeto com estrutura própria. Queremos oferecer um projeto diferenciado, com a marca de qualidade e credibilidade Unesc”.

Fabris explica que a estratégia do EaD Unesc está voltada ao Sul do Estado, considerando o mercado, incluindo os setores produtivo e público. “Vamos fortalecer primeiro o projeto em nível regional para depois expandi-lo. Estamos trabalhando com a solidificação da marca do Norte do Rio Grande do Sul, a partir de Torres, até Palhoça e São José, em Santa Catarina”.

Aprendizado leva em consideração a realidade regional

A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, explica que o projeto tem como princípio metodológico a problematização. “Os currículos apresentam questões norteadoras baseadas na realidade regional como um estímulo ao processo ensino-aprendizagem, bem como a integração dos nossos acadêmicos à realidade da região Sul. Esse é um diferencial importante do projeto pedagógico do Unesc Virtual: somos uma Universidade Comunitária com forte vínculo regional. A Unesc conhece a realidade da nossa região”, ressalta.

Outro diferencial importante apontado por Indianara é a participação ativa dos professores mestres e doutores da Unesc, tanto na produção de materiais quanto no acompanhamento dos alunos, seja no ambiente virtual ou nos encontros presenciais. Os estudantes ainda terão tutores, que são profissionais que desenvolvem atividades administrativas de acompanhamento da frequência do aluno e do comportamento dele no ambiente virtual de aprendizagem. A partir disso, os professores responsáveis pelas disciplinas podem planejar melhor as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas.

“O projeto pretende que o aluno possa desenvolver a autoaprendizagem, por meio de questões norteadoras e encontros presenciais que consigam fazer a articulação das diferentes disciplinas. Já temos o primeiro curso de graduação a distância, Gestão Comercial, que foi avaliado pelo MEC e recebeu nota 5 (conceito máximo). Possuímos uma trajetória em EaD e estamos agora reposicionando o projeto e adequando com articulação regional mais forte”, comenta.

A duração dos cursos segue as diretrizes curriculares nacionais e todo o projeto da Unesc Virtual tem a aprovação do MEC (Ministério da Educação). O curso será dividido em dois níveis por semestre. Cada nível com três disciplinas, duração de nove semanas e três encontros presenciais. “Neste formato de EaD, o aluno tem a possibilidade de vivenciar o campus. Ele poderá participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e vivenciar o campus de maneira presencial ou virtual”, comenta Indianara, salientando que a escolha do outro polo da Unesc Virtual, na FVA, foi realizada após uma análise de vários pontos, incluindo a estrutura oferecida pela instituição de ensino.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE