• Projeto de Dresch assegura atendimento bucal nas UPAs

Projeto de Dresch assegura atendimento bucal nas UPAs

08 Ago, 2018 10:46:51 - Política

Florianópolis (SC)

Garantir que todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)  disponham de  atendimento de saúde bocal de emergência é o objetivo do Projeto de Lei 203/2018, apresentado pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT). Se aprovado, todas as unidades de atendimento deverão  ter cirurgião dentista integrado ao corpo clínico.

A proposta tem o apoio do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Santa Catarina (SOES). O  presidente da entidade, odontólogo Sylvio da Costa Júnior, e o presidente União Florianopolitana das Associações de Moradores - UFECO,  participaram  do ato de protocolo do projeto, que já está em tramitação e aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

"É um projeto que fortalece o  SUS e garante o atendimento de emergência integral, ou seja, de todas as emergências, incluindo o atendimento odontológico. Como não é uma exigência hoje, poucos municípios dispõem de cirurgião dentista nas UPAs. De sexta-feira à noite  até  domingo, se a pessoa tiver dor de dente ou sofrer um trauma na boca vai ter que esperar até segunda-feira. Nem quem tem dinheiro para pagar um atendimento particular consegue ser atendido.  Não há a quem recorrer em caso de emergência", argumenta Dresch.

O presidente do SOES aponta que a obrigatoriedade do atendimento de urgência  bucal não tem impacto financeiro significativo, já que as prefeitura já disponibilizam profissional dentista na rede de atendimento. Em muitos casos, o maior investimento será equipar a UPA com uma cadeira odontológica. "É uma medida de baixo custo,  mas de grande efetividade na garantia  da saúde bucal da população, que é o terceiro maior motivo de consultas nas unidades de saúde."

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal