• Projeto da Unesc discute tratamento adequado de resíduos

    Encontro desta quinta apresentou uma série de possibilidades a serem desenvolvidas

Projeto da Unesc discute tratamento adequado de resíduos

20 Abr, 2017 15:24:47 - Educação

Criciúma (SC)

Discutir novas ações relacionadas ao tratamento adequado de resíduos sólidos, envolvendo coleta seletiva e reaproveitamento de material para produção de papel artesanal no ambiente escolar. Com este objetivo, a equipe do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na Escola Municipal José Contim Portella e sua ampliação para a comunidade do entorno”, que integra o Programa Território Paulo Freire, participou da reunião pedagógica da escola nesta quinta-feira (20/4).

Na oportunidade, o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso, e a acadêmica bolsista Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) apresentaram uma séria de possibilidades que poderão ser desenvolvidas no local. “Oficinas de reciclagem e confecção de papel artesanal são expedientes já desenvolvidos que deverão ser retomados, por indicação dos próprios docentes, os quais deverão inseri-los como conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Essas são iniciativas que já apresentaram bons resultados junto aos alunos das diversas turmas, das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)”, explicou Virtuoso.

Água da chuva já é utilizada

Sequência de projetos anteriores na José Contim Portella, a iniciativa extensionista já rendeu ao estabelecimento a implantação de um sistema de captação de água da chuva, cujo uso é destinado à lavação do pátio e rega das plantas. Da mesma forma, uma composteira recebe os resíduos orgânicos que viram húmus para aproveitamento no jardim. “Estamos muito motivados para dar sequência ao processo, que contribui muito para a sensibilização ecológica na escola”, disse a diretora, Simone Garcia Conceição de Sá.

O projeto, que utiliza conceitos de gestão ambiental como estratégia pedagógica de sensibilização, também contempla ações a serem desenvolvidas no conjunto Residencial Venezia, situado em frente à escola, no Bairro São Sebastião. Uma delas é o apoio para o correto gerenciamento de resíduos no condomínio, composto por 16 unidades habitacionais em que residem aproximadamente 1.300 pessoas. A equipe extensionista também tem a colaboração do professor Gustavo Zambrano e do bolsista Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária).


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal