• Projeto Contação de Histórias é encerrado com arte e diversão

Projeto Contação de Histórias é encerrado com arte e diversão

10 Abr, 2017 18:58:38 - Geral

Içara (SC)


Com música, decoração de ovos pisanki e muita alegria, a equipe do Projeto Contação de Histórias, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, encerrou na tarde de hoje o roteiro de atividades nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “como nossos antepassados comemoravam a Páscoa”, 14 escolas receberam o espetáculo encenado pela coordenadora pedagógica de Artes Lilian Philippi e pelo aluno Guilherme Brunel. Além de Lilian, a proposta do projeto é também encabeçada pela professora Precedina Cabreira. “O objetivo principal é estimular o aluno a se tornar contador de histórias. Nas apresentações refletimos sobre as diferentes formas de comemorar a Páscoa nas quatro etnias colonizadoras de Içara: afro, italiana, açoriana e polonesa. Esse projeto é contínuo e vamos compondo-o com outros elementos, tudo é um processo”, frisou Precedina. 


Durante a apresentação, os alunos participam de uma atividade lúdica. “Após contar a história, ensinamos as crianças a pintar ovinhos, que faz parte da cultura polonesa. Todas as cenas são compostas por elementos de cada etnia”,explicou Lilian. A aluna Lara Monteiro Rosso, de seis anos, adorou a apresentação. “Principalmente a parte que dançamos junto com os professores, foi muito legal”, disse. Esta semana, ela e os demais alunos dos primeiros anos da Escola Teófilo Cassemiro Silveira, no bairro Barracão, construirão a árvore com os ovos já decorados. “Em várias escolas após as crianças terminarem a pintura dos ovinhos, foram montadas árvores que ficaram expostas no pátio das unidades”, explicou Lilian. 


“Todas as ações que envolvam cultura, história e arte sempre serão bem vindas. A ação também oportuniza que nossas crianças tenham acesso a arte, por meio da apresentação teatral”, colocou a diretora Giovania Borges.


4º Festival


Nesse ano, a Secretaria promoverá o IV Festival de Contação de Histórias Escolar entre os dias 7 e  10 de novembro.  O evento é voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias, tendo como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, além de possibilitar o aparecimento de talentos que contribuirão para a cena local nas manifestações culturais, em prol do livro e da leitura. O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de histórias e outros interessados.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal