• Projeto Ciência na Primeira Infância leva conhecimento a estudantes

    Iniciativa trabalha com os cinco sentidos. Primeira escola a receber é o CEI Turma do Cebolinha, do município de Sangão.

Projeto Ciência na Primeira Infância leva conhecimento a estudantes

12 Jun, 2018 14:40:27 - Educação

Criciúma (SC)

Se as crianças são curiosas por natureza por que, quando adultos, essa característica parece que se perde? Para estimular a curiosidade e o aprendizado, principalmente na área de Ciências, professores e acadêmicos da Faculdade Satc estão criando um novo projeto. O Ciência na Primeira Infância quer desenvolver a cognição e novos saberes.

Na próxima quinta-feira (14) a equipe dos cursos de Engenharia Elétrica e Design da Satc leva o projeto ao Centro de Educação Infantil (CEI) Turma do Cebolinha, no município de Sangão. A entrega será às 14h30. “Serão entregues os primeiros dois kits, de um total de cinco, das Maletinhas Curiosas. Cada um estimula um sentido”, explica a professora Hellen Zago.

O foco do projeto são as crianças da educação infantil, com 4 e 5 anos. “Estudos mostram que nessa faixa de idade é importante estimular, de maneira lúdica, as descobertas”, pondera Hellen.

Nas Maletinhas Curiosas os alunos vão encontrar lupas, aprender sobre micro-organismos, entender como se forma um arco-íris e até saber fazer um hidratante. “Os kits servem para estimular o paladar, olfato, tato, visão e audição”, destaca a professora Janaina Antunes dos Santos.


Parcerias fortalecem projeto

A intenção é ampliar a proposta e levar a outras escolas. Uma das primeiras parceiras é a Cerâmica Portinari, que fez a doação de um frigobar e de 27 jalecos que os pequenos cientistas irão usar. “Procuramos estar inseridos na comunidade, apoiando projetos inovadores e que contribuem para o desenvolvimento do espírito científico e isso desde a infância”, ressalta o presidente da Portinari José Zimmermann Jr.

A junção de conhecimentos envolveu professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e Design da Faculdade Satc. O Ciência na Primeira Infância vem ao encontro do que a instituição se propõe, que é estimular o conhecimento do aluno para que resolva problemas do cotidiano. “Essa proposta está alinhada com a metodologia de aprendizagem da Satc, que busca conhecer e entender as necessidades da comunidade”, afirma o coordenador geral da Faculdade Satc Jovani Castelan.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal