• Projeto Campo Futuro gera informação sobre mercado

Projeto Campo Futuro gera informação sobre mercado

08 Nov, 2016 10:27:36 - Geral

Chapecó (SC)

Com o objetivo de aliar a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), desenvolve na esfera estadual o projeto Campo Futuro. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Nesta segunda e terça-feira (07 e 08), Chapecó recebe painéis do Campo Futuro com foco na produção de suínos e aves. 


Os encontros estão ocorrendo no Hotel Bertaso. Nesta segunda-feira (7), o painel debateu a produção de suínos em Santa Catarina. Na terça-feira (8), o projeto iniciará às 8 horas e abordará a avicultura. Os trabalhos estão sendo executados pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Camila Ortelan e Marcos Iguma e pelos assessores técnicos da CNA, Victor Miguel Ayres e Juliano Hoffmann. Acompanham os painéis o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi e o supervisor do Senar/SC na região oeste, Helder José Barbosa.

No primeiro dia estiveram presentes produtores dos municípios de Chapecó, Seara e Itapiranga assim como os respectivos presidentes dos Sindicatos Rurais: Américo do Nascimento, Valdemar Zanluchi e Waldemar Schoeder. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, também participou. 

Segundo ele, Santa Catarina possui 6,5 milhões de suínos alojados com 400 mil matrizes e uma produção de 850 mil toneladas/ano. Cerca de 190 mil toneladas são exportadas, 200 mil consumidas no Estado e o restante é destinado para os outros Estados brasileiros. “A diferença é que Santa Catarina é o único Estado livre da febre aftosa sem vacinação, mas ainda não temos a remuneração diferenciada”, pontuou. Para ele, quando se fala em produção de suínos é importante conhecer os custos. “O Campo Futuro trará a realidade da produção para o setor. Assim levaremos isso às indústrias para que entendam a realidade do produtor. Com isso poderemos ter uma remuneração melhor na nossa atividade”.

De acordo com a pesquisadora do CEPEA, Camila Ortelan, o levantamento de custos tem como objetivo não apenas fazer o levantamento da propriedade típica da região, mas efetuar o acompanhamento da saúde financeira do produtor rural. “A propriedade típica traz o que é mais comum em determinada região, o levantamento é feito junto com os produtores. Hoje definimos em suinocultura a parte da produção de leitão, de creche e de terminação”, salientou.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Victor Miguel Ayres, explicou que a aproximação com a realidade do campo ajuda na construção de políticas públicas em defesa dos produtores rurais. “Além disso, com esse diagnóstico, o Senar consegue ser mais assertivo nos cursos, compreendendo qual o nível tecnológico de toda a produção agropecuária do País e qual a capacidade de gestão nas propriedades. O produtor também passa a compreender custos que ele não sabia que impactavam, é um instrumento para conhecer melhor como está a produção”.

INFORMAÇÃO DIRETO DO CAMPO

Conforme o presidente do sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo, o Campo Futuro alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, custos e de produção na propriedade rural.

A geração de informações é desenvolvida pela CNA e consiste na elaboração de indicadores de conjuntura e de desempenho. “Esses indicadores têm como base os levantamentos de dados - chamados de painéis - realizados nos municípios representativos na produção agropecuária. Depois, é feito o acompanhamento mensal dos preços dos insumos e dos custos de produção nessas localidades”, enfatizou Pedrozo.

A capacitação dos produtores rurais é realizada por instrutores do Senar. Os produtores aprendem, de forma prática, a elaborar o orçamento e o custo de produção da sua propriedade, além de utilizar instrumentos para o gerenciamento de riscos de preços, como derivativos agropecuários ou de produção e o seguro rural.

O Campo Futuro disponibiliza informações estratégicas para facilitar a tomada de decisões do produtor rural, mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário, com a evolução sistemática dos custos de produção e da rentabilidade das principais atividades agrícolas e pecuárias e da publicação Ativos do Campo.

A geração de informações compreende o desenvolvimento de quatro ações: realização de painéis com instrumentos metodológicos para identificar os sistemas e coeficientes de produção de cada atividade rural em uma região específica; desenvolvimento de indicadores com informações de custo de produção e rentabilidade das culturas agrícolas e da pecuária nos Estados; criação de um sistema de informação e consolidação das informações geradas pelo projeto de forma acessível ao produtor rural e ao público em geral; divulgação de publicações a partir de análises e relatórios setoriais de desempenho da agropecuária brasileira.

Um dos fundamentos da metodologia de acompanhamento dos custos de produção e da rentabilidade da agropecuária são os painéis que consistem em um procedimento de obtenção de informações que proporciona mais agilidade e versatilidade na atualização dos dados.

O superintendente do SENAR/SC Gilmar Antonio Zanluchi esclarece que a metodologia do painel consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo. A propriedade típica se refere à realidade mais comum da região e de um determinado produto, considerado no estudo. Um grupo formado por técnicos e produtores conhecedores da realidade local se reúne para construir um sistema de produção mediante um debate aberto. “Juntos, eles montam uma planilha de custos de insumos e receita da faixa mais representativa da produção naquele município”, finalizou o superintendente.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal