• Projeto "Aprender e ensinar nas águas do rio Cocal"

Projeto "Aprender e ensinar nas águas do rio Cocal"

26 Set, 2016 11:23:41 - Geral

Urussanga (SC)

Ações educativas voltadas à proteção da bacia hidrográfica conduziram o projeto "Aprender e ensinar nas águas do rio Cocal", desenvolvido nos últimos 12 meses com alunos do 6º ano da Escola Cristo Rei, de Cocal do Sul, numa parceria entre o Comitê da Bacia do Rio Urussanga e a Secretaria Municipal de Educação.

Na última semana, para celebrar o equinócio da primavera, a última etapa do projeto foi executada: a socialização dos trabalhos. Os estudantes realizaram uma apresentação das atividades feitas no primeiro semestre de 2016 nas disciplinas de Artes, Ciências, Geografia, História, Informática e Português. As apresentações foram acompanhadas por 150 alunos da escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

Os estudantes do 6º ano da escola Cristo Rei mostraram aos colegas as ações educativas desenvolvidas a partir da visita orientada na bacia do rio Cocal, que teve o objetivo de observar e analisar a dinâmica fluvial, o uso da água e os problemas ambientais da bacia hidrográfica. A visita orientada foi a base para a elaboração de relatórios, mapa ilustrado, desenhos, maquetes, poemas e move maker.

"O projeto foi de grande conhecimento para as crianças. Cada professor em sua disciplina trabalhou com maestria conteúdos específicos relacionados ao rio Cocal. Outro ponto positivo foi a saída a campo. Os alunos viram a nascente do rio, a junção com o rio Tigre, perceberam a importância de preservar a nascente, percorreram o trajeto observando a mata ciliar, o desmatamento, o povoado a beira do rio, a questão do lixo, conheceram a estação de tratamento e distribuição da água, entres outros locais. O pensamento deles mudou, pois agora sabem que se não houver preservação eles podem ficar sem água. Essa parceria com o Comitê da Bacia do Rio Urussanga trouxe a construção do conhecimento e a sociedade para dentro da escola", comenta a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cocal do Sul, Luciane Rosso Leal.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Desde setembro de 2015, a coordenadora de educação ambiental do Comitê da bacia do rio Urussanga, Rose Maria Adami se reúne com a direção da escola, coordenação pedagógica e professores, a fim de instrumentalizar os profissionais da área da educação e incentivá-los a desenvolver com seus alunos ações educativas voltadas à proteção das águas da bacia hidrográfica em que a escola está inserida. 

"Acreditamos que o trabalho de educação ambiental voltado a preservação da água desenvolvido com os profissionais da educação, neste projeto, despertará nos professores o interesse por desenvolver outras atividades relacionadas com a água, no local em que a escola esta inserida. Esse é o papel da educação ambiental, desenvolver nos indivíduos o conhecimento do meio ambiente, por meio da educação, para juntos pensarmos em ações para reverter ou minimizar a degradação ambiental nas bacias hidrográficas", salienta Rose.

Neste período de 12 meses foram realizadas duas oficinas de capacitações com os professores, três reuniões para orientações nas atividades de educação ambiental voltada aos recursos hídricos, duas palestras para os alunos e o evento de socialização das ações educativas desenvolvidas. O projeto envolveu nove profissionais da área da educação e mais de 70 estudantes.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal