• Projeto amplia horário de visita na UTI do Hospital Unimed Criciúma

Projeto amplia horário de visita na UTI do Hospital Unimed Criciúma

27 Nov, 2018 15:27:20 - Saúde

Criciúma (SC)

O Hospital Unimed Criciúma busca, constantemente, humanizar os cuidados com o paciente. Para promover maior bem-estar e recuperação àqueles que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi implantado o programa Visita Estendida. Com a autorização da equipe multidisciplinar, o paciente pode ficar com um familiar, por cerca de três horas, em visita no período da manhã e da tarde.

Segundo o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva, enfermeiro Rivael Marcelino Ribeiro, ampliar o tempo de permanência do familiar ao lado do paciente promove maior apoio emocional e diminui a angústia de ambos. “A humanização nos cuidados com o paciente mostrou ainda mais necessária no ambiente da UTI, onde a pessoa internada e a família vivenciam momentos de intensa ansiedade e medo. Além da ampliação do período, a Visita Estendida possibilita que os familiares conheçam a realidade da UTI e ajude o doente em sua recuperação”, explica.

Mudança de antigos paradigmas culturais

O projeto vem mudar antigos paradigmas culturais dos hospitais. Anteriormente, o familiar poderia visitar o paciente somente em três horários determinados de 30 minutos, nos períodos da manhã, tarde e noite. Hoje, no Hospital Unimed de Criciúma, o internado, após avaliação da equipe multidisciplinar, recebe também a permissão para ter ao seu lado a presença de um familiar por tempo estendido de três horas, em visitas pelas manhãs e tardes.

Benefício ao paciente

Dentre os benefícios da Visita Estendida, está a aproximação da equipe multidisciplinar junto a família, que também tem a oportunidade de acompanhar o cotidiano de uma UTI; previne, consideravelmente, a ocorrência de delírios no paciente idoso e diminui a ansiedade do familiar, aumentando o comprometimento e motivação à recuperação lúdica do paciente.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE